Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Centenas de médicos cubanos alegam perseguição e deixam Bolívia

Manifestantes com bandeiras da Bolívia bloqueiam via em La Paz - Kai Pfaffenbach/Reuters
Manifestantes com bandeiras da Bolívia bloqueiam via em La Paz Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Por Marc Frank

16/11/2019 14h41

Resumo da notícia

  • Médicos cubanos deixam a Bolívia
  • O governo cubano denuncia maus-tratos
  • A Bolívia também mantinha convênio com cubanos, como o Brasil

O primeiro dos cerca de 700 médicos cubanos estava programado para voltar para casa vindo da Bolívia, devastada por conflitos, neste sábado, enquanto as autoridades cubanas criticavam o que consideraram calúnia e maus-tratos pelo governo interino da Bolívia.

Cuba disse no sábado que 10 médicos, incluindo o coordenador de sua missão médica, foram detidos nesta semana e quatro permaneciam sob custódia.

Na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba informou que estava encerrando sua missão médica na Bolívia, pois as autoridades locais estavam promovendo violência contra os médicos, alegando que estavam instigando a rebelião.

A ilha administrada por comunistas era um aliado essencial do ex-presidente boliviano de esquerda Evo Morales, que renunciou sob pressão no domingo e se asilou no México após semanas de protestos e violência devido à eleição de 20 de outubro.

Cuba apoiou a afirmação de Morales de que ele foi derrubado em um golpe apoiado pelo exterior.

História da Bolívia é marcada por golpes de Estado

Band Notí­cias

Os quatro médicos ainda sob custódia foram retidos na quarta-feira após retirar uma quantia significativa de dinheiro do banco, que o governo disse que seria usado para financiar protestos.

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba rebateu dizendo que os médicos retiravam a mesma quantia de dinheiro todos os meses para cobrir as despesas de 107 médicos trabalhando na área de La Paz.

Notícias