Topo
Notícias

Autoridade de orçamento da Casa Branca depõe em investigação de impeachment

16/11/2019 13h33

Por Jan Wolfe e Nandita Bose

WASHINGTON (Reuters) - A autoridade de orçamento da Casa Branca Mark Sandy entrou em uma sessão fechada do inquérito de impeachment da Câmara dos Deputados dos EUA contra o presidente Donald Trump, neste sábado, na qual ele deve depor sobre a suspensão da ajuda militar à Ucrânia.

Sandy, uma autoridade de carreira do Escritório de Administração e Orçamento, seria a primeira pessoa do órgão a depor no inquérito, depois que três indicados políticos desafiaram as intimações do Congresso para comparecer.

No início desta semana, o advogado de Sandy disse que seu cliente compareceria a um depoimento se recebesse uma intimação. Ainda não estava claro no sábado se uma intimação foi emitida.

A pressão de Trump sobre a Ucrânia está no centro da investigação, liderada pelos democratas, sobre se o presidente republicano usou mal a política externa dos EUA para minar um de seus possíveis oponentes nas eleições de 2020.

Na sexta-feira, Trump lançou um ataque no Twitter a uma ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia enquanto ela depunha em audiência de impeachment no Congresso.

Trump criticou Marie Yovanovitch, diplomata de carreira, enquanto ela explicava, no segundo dia de audiências de impeachment na televisão, como ela havia combatido a corrupção na Ucrânia e como o governo Trump a retirou abruptamente de seu posto neste ano.

Notícias