Topo
Notícias

"Somos um país diverso", diz Áñez sobre novos elementos em atos oficiais

15/11/2019 17h38

La Paz, 15 nov (EFE).- Uma bandeira do leste amazônico da Bolívia, uma whipala, que representa o oeste andino, e a Bíblia se tornaram símbolos frequentes nos atos oficiais do governo da presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez.

"Somos um país diverso", expressou Áñez ao ser perguntada nesta sexta-feira sobre a presença da Bíblia nos atos do governo (o Estado é laico), além da bandeira com a flor do patujú, da whipala e da bandeira nacional.

A multicolorida whipala é um símbolo do oeste, da região andina da Bolívia, e foi institucionalizada como símbolo nacional por Evo Morales. Além de edifícios do governo, muitos monumentos, estabelecimentos comerciais, veículos de transporte público e particulares possuem esta bandeira em cidades como La Paz.

Áñez disse que decidiu incluir a bandeira em seus atos para representar as terras do oriente boliviano, da mesma forma que fez com a bandeira branca com o patujú, uma das flores nacionais da Bolívia.

"Ambos temos que nos respeitar", afirmou sobre as diferentes regiões da Bolívia, um país integrado por nove departamentos situados entre os Andes, a Amazônia e os vales intermediários.

Ao explicar em entrevista coletiva a presença da Bíblia nos atos oficiais, a mandatária interina se disse "uma mulher de fé, uma mulher de Deus".

"Se estou no palácio, a Bíblia vai estar. Eu me sinto muito mais fortalecida", comentou ao término do encontro com a imprensa no Palácio Quemado de La Paz, edifício que Áñez decidiu usar como sede do governo.

Este palácio foi sede do governo durante a maior parte da história da Bolívia. Em agosto de 2018, Evo Morales transferiu o governo para uma moderna torre de 29 andares construída ao lado, que agora é o edifício mais alto de La Paz. EFE

Notícias