Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Veneza: Primeiro-ministro da Itália anuncia que será decretada emergência na cidade

Veneza é afetada por maré alta histórica desde ontem - Marco Bertorello / AFP
Veneza é afetada por maré alta histórica desde ontem Imagem: Marco Bertorello / AFP

De Roma, Itália

14/11/2019 07h58

Resumo da notícia

  • Primeiro-ministro da Itália anuncia que será decretado estado de emergência em Veneza
  • Cidade foi atingida por maiores enchentes desde 1966
  • Primeiro-ministro anunciou indenizações a moradores e comerciantes prejudicados

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou que o Conselho de Ministros do país aprovará nesta quinta-feira o estado de emergência em Veneza, assim como as primeiras medidas de ajuda para os moradores, empresários e comerciantes da região.

O chefe de governo, que chegou ontem na cidade, anunciou também que no próximo dia 26 convocará um comitê interministerial, com a presença de autoridades locais, para discutir os "problemas estruturais de Veneza".

Conte lembrou que não apenas a maré alta impacta a região, mas também a passagem de grandes cruzeiros.

Conte explicou que está sendo estudada uma primeira fase de auxílios, com indenização inicial de 5 mil euros (R$ 23 mil) aos moradores e até 20 mil euros (R$ 92 mil) para quem tem alguma atividade comercial.

Além disso, o primeiro-ministro garantiu que os que tiveram "prejuízos mais consistentes" terão situação analisada por técnicos, para que seja pago o ressarcimento correto.

Conte ainda confirmou que, em breve, será anunciado o nome do comissário para a finalização da Mose, a gigantesca obra de engenharia que visa impedir os efeitos da maré alta em Veneza, que está com a construção atrasada, cercada de polêmicas e acusações de corrupção.

Nesta quarta-feira, foi registrada a pior inundação em Veneza desde 1966, com 80% da cidade sendo afetada e registro de água de um metro e 87 centímetros de altura.

O Centro de Marés da cidade aponta que está mantido o alerta de altas para toda esta semana e que nesta sexta-feira a expectativa é de um pico de um metro e 45 centímetros.

Notícias