Topo
Notícias

Forças Armadas da Venezuela denunciam nova violação do espaço aéreo pelos EUA

14/11/2019 13h18

Caracas, 14 nov (EFE).- O Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas da Venezuela (Coefanb) denunciou nesta quinta-feira que os Estados Unidos voltaram a violar o espaço aéreo do país com um avião espião.

"Mais uma vez os Estados Unidos violam os tratados aeronáuticos internacionais ao entrar com um avião espião USAF RC135 na FIR (região de informação de voo) controlada pela RBV (República Bolivariana da Venezuela), sem cumprir os protocolos e colocando em risco a segurança das aeronaves que estavam no espaço aéreo", disse o Ceofanb no Twitter, em crítica às Forças Aéreas dos EUA (Usaf).

Em setembro passado, as Forças Armadas da Venezuela informaram que, somente naquele mês, detectaram 54 voos de aeronaves americanas de exploração radioeletrônica no espaço aéreo venezuelano. O governo do país sul-americano fez alegações semelhantes em pelo menos cinco ocasiões.

A Venezuela e os Estados Unidos têm relações tensas desde a chegada do chavismo ao poder, em 1999, mas a tensão aumentou em janeiro, quando o governo de Donald Trump reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino, assim como quase 60 outras nações. Após a medida levou o presidente Nicolás Maduro a ordenar a expulsão dos diplomatas americanos e a ruptura das relações. EFE

Notícias