Topo
Notícias

Imperador japonês passará noite com deusa no último grande ritual de ascensão

13/11/2019 20h41

Por Elaine Lies

TÓQUIO (Reuters) - O imperador japonês Naruhito será conduzido a um salão escuro de madeira na quinta-feira à noite para celebrar seu último grande ritual de ascensão depois de se tornar imperador: passar a noite com uma deusa.

O ritual "Daijosai" se concentra em Amaterasu Omikami - a deusa do sol de quem os conservadores acreditam que o imperador é descendente. É o processo mais abertamente religioso da série de rituais que marcam a ascensão de Naruhito após a abdicação de seu pai Akihito.

O ritual levou a processos judiciais de críticos que vão de comunistas a cristãos, que dizem que ele lembra o passado militarista do Japão e viola a separação constitucional entre Igreja e Estado, já que o governo central paga o custo de 2,7 bilhões de ienes (25 milhões de dólares).

Há rumores de que o imperador tem relações conjugais com a deusa, uma visão apresentada nos livros didáticos anteriores à Segunda Guerra Mundial, época em que o imperador era considerado divino. O avô de Naruhito, Hirohito, em cujo nome o Japão travou a guerra, foi despojado de sua divindade depois que o Japão perdeu.

Mas estudiosos e o governo dizem que o ritual envolve compartilhar uma refeição de pratos de todo o Japão para selar o novo status do imperador.

"Este ritual é basicamente um banquete que envolve a deusa do sol e o imperador", disse John Breen, professor do Centro Internacional de Pesquisa para Estudos Japoneses, Kyoto, que observa que a maioria das coroações tem elementos místicos.

"O imperador é transformado ao participar deste banquete."

Notícias