Topo
Notícias

Ficha Criminal #11: Carandiru vivia 'inferno' antes de massacre

do UOL

Do UOL, em São Paulo

13/11/2019 04h01

O podcast Ficha Criminal desta quarta-feira (13) traz a história do massacre do Carandiru. Em outubro de 1992, depois de uma briga iniciada por dois detentos no pátio da prisão, os policiais entraram no local. Na ocasião, 111 presos foram mortos e, por isso, essa é considerada a maior chacina em um centro de detenção no Brasil.

O episódio traz depoimentos do advogado e ex-detento Edivaldo Godoy, que sobreviveu ao massacre, e do médico Drauzio Varella, autor de "Estação Carandiru" —ambos deram essas entrevistas para o documentário "PCC - Primeiro Cartel da Capital", que será lançado em 19 de novembro pelo selo MOV.doc, destinado a produções documentais do UOL (assista ao trailer abaixo).

Também participa desse podcast o sociólogo Paulo Sérgio Pinheiro, que fazia parte da comissão de observadores de direitos humanos que teve acesso ao pavilhão 9 um dia após o massacre.

A segunda temporada do podcast Ficha Criminal traz oito episódios de crimes marcantes no Brasil --casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história do país.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em noticias.uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.

Notícias