Topo
Notícias

Escalada de violência segue entre Israel e Jihad Islâmica com mais 5 mortos

13/11/2019 10h10

Jerusalém/Gaza, 13 nov (EFE).- Os lançamentos de foguetes em direção a Israel e os bombardeios na Faixa de Gaza recomeçaram nesta quarta-feira, nos quais cinco pessoas morreram, na escalada provocada pela morte de um líder da Jihad Islâmica em um ataque israelense.

Após uma noite de relativa calma, alarmes antiaéreos começaram a soar nas comunidades israelenses perto de Gaza por volta das 5h (hora local), e combatentes israelenses responderam com bombardeios nos quais a morte de outros cinco palestinos eleva o número de mortos para 15 na Faixa.

O Ministério da Saúde de Gaza confirmou que dois dos homens morreram em bombardeios separados e a Jihad Islâmica os identificou como seus combatentes.

Mais tarde, ele relatou a morte de outros três milicianos em um bombardeio no centro da Faixa.

Cerca de 220 foguetes foram disparados contra Israel em pouco mais de 24 horas. Além disso, 90% foram interceptados por sistemas de defesa aérea israelense que hoje continuam em operação, disse o comunicado do Exército.

Por seu lado, o Exército de Israel disse ter atingido duas vezes com grupos de milicianos palestinos que estavam se preparando para disparar e realizar atentados contra alvos da Jihad Islâmica ao longo da Faixa de Gaza.

Hoje Israel mantém fechado o posto de controle de acesso a Gaza nas duas direções.

Este novo pico de tensão começou ontem, quando um ataque seletivo matou Bahaa Abu al-Ata, líder do braço armado da Jihad Islâmica, e sua esposa, na cidade de Gaza, em uma operação aprovada pelo primeiro-ministro interino, Benjamin Netanyahu, e o recém-nomeado ministro da Defesa, Naftali Bennett. EFE

Notícias