Topo
Notícias

Destruída por enchente,Veneza questiona projeto de comportas

13/11/2019 17h03

ROMA E VENEZA, 13 NOV (ANSA) - "É uma situação dramática", disse nesta quarta-feira (13) o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, ao visitar a cidade de Veneza, atingida pela pior enchente dos últimos 50 anos. Formada por ilhas, cortada por canais e banhada pelo Mar Adriático, Veneza sofre frequentemente com alagamentos durante determinadas épocas do ano. O fenômeno - chamado em italiano de "acqua alta" - dessa vez atingiu a máxima de 1,87m na noite de ontem (12), fazendo a "La Serenissima" amanhecer hoje em meio a um cenário de destruição, com barcos e gôndolas tombados como brinquedos. Ao menos duas pessoas morreram: um idoso de 78 anos, que foi levado pela correnteza, e um homem que passou mal em Pellestrina.   

O primeiro-ministro italiano fez durante a tarde uma visita à cidade e participou de uma reunião técnica com a ministra das Infraestruturas da Itália, Paola De Micheli, com o governador do Vêneto, Luca Zaia, com o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, e com membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.   

Segundo Brugnaro, o município ainda vai contabilizar os danos dos alagamentos, mas, "com certeza, estão na ordem de centenas de milhões de euros". "Não se trata somente de quantificar os danos, e sim, de pensar no futuro da cidade. O fenômeno de despovoamento de Veneza é causado parcialmente por isso [alagamentos]", alertou o prefeito. Brugnaro, que decretou estado de emergência, anunciou que Veneza precisa imediatamente de apoio e recursos financeiros para gerenciar a situação e preservar o patrimônio cultural. A Basílica de São Marco, um dos principais monumentos históricos e culturais de Veneza e a qual dá nome à praça mais famosa da cidade, foi uma das estruturas afetadas pelos alagamentos.   

"Estávamos a um passo do apocalipse, a um fio do desastre", disse à ANSA Pierpaolo Campostrini, responsável pela manutenção da estrutura da Basílica. "A água entrou na Basílica, alagou o pavimento, rompeu as janelas e chegou à cripta. A situação é perigosa porque a água pode causar problemas estáticos às colunas que sustentam a Basílica", explicou.   

Outro símbolo de Veneza, o Teatro La Fenice também foi afetado pelas inundações e cancelou todas as apresentações previstas para esta noite e para amanhã. No Museu Ca'Pesaro, foram registrados focos de incêndio em decorrência do mau funcionamento da cabine elétrica. O icônico Palazzo Ducale também está com as portas fechadas e deve reabrir ao público somente na sexta-feira (15).   

"É uma devastação apocalíptica total. Não exagero nas palavras, 80% da cidade está debaixo d'agua. Os danos são inimagináveis", disse o governador Luca Zaia. A catástrofe, além de danos, gerou revolta na população e em comerciantes locais, que vivem parcialmente da receita do turismo. "O prefeito e as autoridades nacionais deveriam agir para colocar em funcionamento aquela máquina horrível que é o Mose", desabafou à ANSA o italiano Arrigo Cipriani, de 87 anos, personagem histórico de Veneza e proprietário do Harry's Bar, fundado em 1931. Mose - acrônimo para Módulo Experimental Eletromecânico - é um projeto de engenharia civil e hidráulica ainda em fase experimental que deveria proteger Veneza do fenômeno da "acqua alta". O projeto, que começou a ser discutido em 1984, prevê a construção de 78 comportas do tipo basculante, posicionadas em pontos que se conectam com o Mar Adriático. As obras começaram em 2003 e são geridas pelo Consórcio Veneza Nova. No entanto, em 4 de junho de 2014, uma investigação anticorrupção prendeu 35 pessoas e interrogou outras 100, entre políticos e funcionários públicos, ligadas ao projeto.   

Progredindo a passos lentos, o Mose está com sua inauguração prevista para 31 de dezembro de 2021.   

De acordo com as previsões oficiais, o custo total da obra seria de 5.493 milhões de euros, pagos em 15 anos, ao longo de 2003 a 2018. Os resíduos financeiros programados pelo governo são de 221 milhões de euros, a serem pagos de 2017 a 2024 - três anos depois da previsão de entrega. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias