Topo
Notícias

Submarino da Segunda Guerra é encontrado 75 anos depois

12/11/2019 15h26

Embarcação americana estava desaparecida desde 1944, quando foi atacada por aeronaves japonesas. Destroços são agora localizados por grupo de exploradores no Mar da China Oriental, a mais de 400 metros de profundidade.Um submarino dos Estados Unidos que desapareceu há 75 anos foi encontrado no fundo do Mar da China Oriental, segundo informou nesta segunda-feira (11/11) o grupo Lost 52 Project, que busca embarcações americanas desaparecidas.

Com uma tripulação de 80 membros, o submarino USS Grayback sumiu do mapa em 1944, após ser atacado por aeronaves japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.

Agora, seus destroços foram achados na costa de Okinawa, no Japão, pelo explorador Tim Taylor e sua equipe do Lost 52 Project, que se dedica a procurar e fornecer informações sobre submarinos e marinheiros americanos desaparecidos na Segunda Guerra.

O USS Grayback nunca havia sido encontrado em parte porque as informações registradas pelos japoneses sobre o local em que o submarino afundou foram traduzidas incorretamente, causando um erro de localização de ao menos 160 quilômetros e levando a um mistério de 75 anos.

O Lost 52 Project conseguiu finalmente localizar o submarino depois de examinar documentos militares com as coordenadas corretas. O grupo usou veículos subaquáticos autônomos para encontrar os destroços, o que ocorreu em 5 de junho deste ano, cerca de 80 quilômetros ao sul de Okinawa, a uma profundidade de 430 metros.

"A confirmação do local como sendo de uma embarcação militar afundada da Marinha dos EUA garante que ela seja protegida contra perturbações, salvaguardando o local de descanso final de nossos marinheiros", disse Taylor, iniciador do projeto.

As famílias dos 80 tripulantes a bordo do submarino foram informadas sobre a descoberta.

Kathy Taylor, cujo tio John Patrick King estava no submarino, afirmou que a descoberta traz finalmente um desfecho ao caso. "Desde que eu era uma garotinha, prometi que iria encontrá-lo ou procurá-lo ou manter sua memória viva", disse ela em entrevista à emissora americana ABC News.

O USS Grayback foi um dos 52 submarinos americanos perdidos em ação, e acredita-se que ele tenha afundado pelo menos 14 navios durante a guerra, tendo sido condecorado por isso mais tarde.

CA/dpa/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter

Notícias