Topo
Notícias

Ministro da Defesa da Bolívia renuncia ao cargo

12/11/2019 08h34

La Paz, 12 nov (EFE).- O ministro da Defesa da Bolívia, Javier Eduardo Zavaleta López, anunciou no final da noite de segunda-feira sua renúncia através do Twitter, expressando que sua vontade "sempre foi preservar a institucionalidade das Forças Armadas a serviço da população".

"Nunca ordenamos que nossos soldados e marinheiros manejassem uma arma contra seu povo e nunca a daremos", disse Zavaleta, 13º ministro a renunciar após a saída de Evo Morales da presidência, na crise desencadeada após o primeiro turno das eleições presidenciais realizadas no último dia 20 de outubro.

"O Estado que construímos é uma Bolívia, na qual os militares devem enfrentar a defesa de sua pátria ao lado de seu povo e não contra ele. Portanto, a responsabilidade de voltar às armas contra o povo será de quem tomou essa decisão", disse Zavaleta, ao explicar as razões de sua renúncia.

Zavaleta é o 13º ministro a renunciar na crise desencadeada após o primeiro turno das eleições bolivianas, em que o Comitê Eleitoral confirmou a vitória de Morales, um processo considerado fraudulento pela oposição, motivando protestos violentos que já causaram pelo menos três mortes e deixaram mais de 400 feridos.

O resultado também foi questionado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que recomendou a repetição do primeiro turno, algo aceito por Morales. EFE

Notícias