Topo
Notícias

Bloqueios de vias e manifestações marcam novo dia de protestos no Chile

12/11/2019 09h40

SANTIAGO (Reuters) - Bloqueios de vias e falta de transporte afetavam a capital chilena na manhã desta terça-feira, em mais um dia de protestos e de uma convocação de servidores públicos, estudantes e outras organizações para uma paralisação.

Três semanas de tumultos já deixaram mais de 20 mortos e milhares de presos, além de grandes danos que já começam a se fazer sentir na economia do maior produtor mundial de cobre.

Em duas estradas que ligam a capital Santiago a portos importantes, barricadas ardiam em chamas desde as primeiras horas do dia.

No centro de Santiago se viam menos transeuntes e uma circulação menor de ônibus da rede de transporte. Muitas empresas ajustaram horários ou decidiram não abrir devido à paralisação e a marchas convocadas para o dia.

O aeroporto de Santiago informou seus passageiros que as vias de acesso estavam normais.

O metrô de Santiago disse que funcionaria segundo o plano que vem ampliando paulatinamente desde os ataques que sofreu no início dos protestos, que deixaram várias estações com danos graves.

Já o trem que une as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar não estava operando por não contar com os serviços mínimos necessários.

Apesar de o governo ter feito alguns acenos, como uma troca de ministros, medidas paliativas e a promessa de uma nova Constituição, os manifestantes não parecem satisfeitos e exigem reformas estruturais no modelo econômico do país.

O protesto teve início precisamente contra uma elevação nos preços do transporte, mas passou a incluir exigências de mais qualidade na saúde, educação e pensões, entre outras.

(Por Fabián Andrés Cambero)

Notícias