Topo
Notícias

Morales já está a bordo de avião que o levará ao México, confirma chanceler

11/11/2019 23h49

Cidade do México, 11 nov (EFE).- O governo mexicano confirmou na noite desta segunda-feira que Evo Morales, que renunciou à presidência da Bolívia no domingo passado, já está a bordo do avião que o levará ao México, onde receberá asilo por razões humanitárias.

"Evo Morales já está no avião do governo do México enviado para garantir sua transferência segura ao nosso país", anunciou o secretário das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, no Twitter.

O ex-presidente boliviano aceitou o asilo oferecido pelo governo mexicano. Mais cedo, na mesma rede social, Morales prometeu ao povo boliviano que em breve voltará ao país natal "com mais força".

"Irmãs e irmãos, parto rumo ao México, agradecido pelo governo desse povo irmão que nos ofereceu asilo para cuidarmos de nossa vida. Sinto dor por abandonar o país por razões políticas, mas sempre estarei atento. Logo voltarei com mais força e energia", prometeu.

Ebrard declarou nesta tarde que recebeu uma ligação de Morales na qual o ex-mandatário boliviano aceitou a oferta do México e solicitou "verbal e formalmente o asilo".

O chanceler explicou que o México "decidiu conceder asilo por razões humanitárias" a Morales "em virtude da urgência enfrentada na Bolívia, onde sua vida e integridade correm perigo". EFE

Notícias