Topo

IR 2019: Consulta ao 6º e penúltimo lote de restituições deve sair 2ª feira

do UOL

Do UOL, em São Paulo

07/11/2019 14h10

A Receita Federal deve abrir na segunda-feira (11) a consulta ao sexto e penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda 2019. O pagamento do sexto lote será feito no dia 18, na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.

A data da consulta ainda não foi confirmada pela instituição, mas, normalmente, a Receita libera a consulta ao lote uma semana antes do pagamento —o que seria na segunda-feira, dia 11.

Como checar se sua restituição foi liberada?

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146. Também é possível checar pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para os sistemas Android e iOS.

O valor da restituição do IR é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.

O que fazer se não pagarem?

Caso tenha direito e o valor não tenha sido creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Não estou neste lote. Caí na malha fina?

Se sua restituição ainda não foi liberada, não significa necessariamente que você caiu na malha fina. Ainda falta um lote a ser pago neste ano, em dezembro.

Na dúvida, você pode checar a situação da sua declaração junto à Receita (clique aqui e veja como).

Caiu na malha fina? Veja orientações da Receita

UOL Notícias

Imposto de renda