Topo
Notícias

UOL transmite "Roda Viva" com o cientista Carlos Nobre

Carlos Nobre é um dos cientistas brasileiros mais reconhecidos no exterior - Reinaldo Canato/Folhapress
Carlos Nobre é um dos cientistas brasileiros mais reconhecidos no exterior Imagem: Reinaldo Canato/Folhapress
do UOL

Do UOL, em São Paulo

26/10/2019 04h00Atualizada em 28/10/2019 10h50

Nesta segunda-feira (28), o UOL transmitirá ao vivo a entrevista do programa "Roda Viva", da TV Cultura, com o cientista Carlos Nobre, que participou do Sínodo da Amazônia, no Vaticano. A entrevista será conduzida pela jornalista Daniela Lima, editora da coluna "Painel", da Folha, a partir das 22h.

Um dos cientistas brasileiros mais reconhecidos no exterior, Nobre é graduado em engenharia eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e tem doutorado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Em 2007, ele era um dos cientistas que integravam o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), agraciado com o Prêmio Nobel da Paz.

Atualmente, é pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo) e coordena o Projeto Amazônia 4.0, destinado a transformar a floresta num centro tecnológico e de empreendedorismo sustentável.

Em sua proposta para a Amazônia, levada no último dia 9, ao Sínodo da Amazônia, o climatologista chama a atenção para a oportunidade de desenvolver um novo paradigma sustentável, com a utilização da ciência e tecnologias avançadas, que podem salvar a floresta, proteger ecossistemas amazônicos, povos indígenas e as populações tradicionais.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou o terceiro parágrafo da matéria, Carlos Nobre não venceu o prêmio Nobel da Paz. Ele, na verdade, era um dos cientistas que integravam o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), agraciado com o prêmio naquele ano. O texto foi corrigido.

Notícias