Topo
Notícias

Trudeau perde no voto popular, mas é reeleito no Canadá

22/10/2019 08h52

OTTAWA, 22 OUT (ANSA) - Após uma campanha acirrada, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, viu seu eleitorado encolher quase 15%, mas ainda assim garantiu mais um mandato de quatro anos à frente do governo.   

Nas eleições desta segunda-feira (21), o Partido Liberal (LPC), liderado por Trudeau, obteve 33,10% dos votos (5,91 milhões), queda de 6,47 pontos em relação a 2015 (6,94 milhões), e ficou atrás do Partido Conservador (CPC), de Andrew Scheer, com 34,4% (6,15 milhões).   

Apesar disso, beneficiado por um sistema eleitoral distrital, o LPC garantiu a maior bancada na Câmara dos Comuns, com 157 dos 338 assentos, contra 121 do CPC, o que dá a Trudeau mais quatro anos como primeiro-ministro, porém agora em um governo de minoria.   

O Partido Liberal não conseguiu o mínimo de 170 cadeiras para obter maioria no Parlamento e precisará do apoio externo do Novo Partido Democrático (NDP), do líder sikh Jagmeet Singh, que ficou com 15,90% dos votos e 24 assentos na Câmara.   

"Os canadenses votaram a favor de uma agenda progressista", disse Trudeau em seu primeiro discurso após a vitória.   

Sorridente, o premier agradeceu aos eleitores e fez um apelo por "união" no país, prometendo lutar contra a crise climática, pela restrição ao acesso às armas e pela inclusão de migrantes na sociedade. "Sempre é possível fazer melhor", acrescentou.   

Trudeau também recebeu os parabéns do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a quem frequentemente se opõe no cenário internacional. "Parabéns a Justin Trudeau pela incrível e difícil vitória. O Canadá está bem servido. Espero trabalhar com você para melhorar nossos dois países", escreveu o magnata no Twitter.   

Mesmo vitorioso, Trudeau terá um governo mais instável e pagou o preço por dois escândalos que abalaram sua imagem. No primeiro, a ex-ministra da Justiça Jody Wilson-Raybould o acusou de pressioná-la para impedir a Procuradoria-Geral de abrir um inquérito contra a SNC-Lavalin, uma das maiores empresas do Canadá e que atua nos setores de construção civil, óleo e gás, metalurgia e mineração.   

No segundo, o premier teve de se explicar por ter tirado fotos com blackface antes de entrar para a política, o que colocou em xeque seu discurso progressista. Apesar disso, Trudeau conseguiu evitar o risco de se tornar o primeiro chefe de governo com maioria parlamentar a perder uma eleição em 84 anos.   

Soberania - Outro destaque das eleições legislativas no Canadá é o crescimento do Bloco de Québec, o partido nacionalista dos francófonos dessa província da costa atlântica, onde fica a segunda maior cidade do país, Montreal.   

A legenda de centro-esquerda concorre apenas em Québec, mas saltou de 10 para 32 assentos no Parlamento, com 7,7% dos votos (1,37 milhão). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias