Topo
Notícias

Conheça o vilarejo mais bonito da Itália em 2019

22/10/2019 14h03

PIACENZA, 22 OUT (ANSA) - A pequenina Bobbio, na Emilia-Romagna, foi eleita como o vilarejo mais belo da Itália no concurso "Il Borgo dei Borghi", realizado anualmente pela emissora Rai.   


O prêmio é dado à vila histórica mais bonita de todo o país, em uma competição que atrai os holofotes nacionais para cidades muitas vezes esquecidas pelo turismo.   


Bobbio tem 3,5 mil habitantes, dos quais 2 mil vivem em seu centro histórico, e fica em um vale na província de Piacenza, na intersecção entre as regiões de Emilia-Romagna, Lombardia, Piemonte e Ligúria.   


Hoje emiliano, o vilarejo já fez parte das outras três regiões, que ainda influenciam na vida local - a gastronomia, por exemplo, é uma "fusão" com pratos da Ligúria. A vila fica a 272 metros de altitude, aos pés do Monte Penice, e é habitada desde o período Neolítico (5.000-3.000 a.C.).   


O primeiro núcleo urbano, no entanto, surgiu com a dominação romana, em 14 a.C., e se chamava "Bobium". A cidade também abriga um monastério fundado pelo missionário irlandês Columbano no ano de 614.   


Outro símbolo de Bobbio é a "Ponte Velha", uma estrutura de 280 metros com perfil ondulado e feita de pedras. "A coroação como Borgo dei Borghi da Itália representa o resultado de 20 anos de trabalho para criar uma marca turística em nossa maravilhosa cidade", celebrou o prefeito Roberto Pasquali.   


Bobbio também é a terra natal do cineasta Marco Bellocchio, que realiza anualmente um festival no vilarejo durante o verão.   


"Bellocchio é uma menina dos olhos de nossa vila, e seu festival contribuiu de modo determinante para incentivar o turismo", disse o prefeito.   


A cidade já havia ficado no pódio na edição de 2018 do concurso, quando foi superada por Gradara, na região de Marcas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias