Topo
Notícias

Santiago acorda "calma" e tenta recuperar a normalidade após distúrbios

21.out.2019 - Soldado faz guarda em rua de Santiago, capital do Chile, após fim de semana com protestos violentos e mortes - Pedro Ugarte/AFP
21.out.2019 - Soldado faz guarda em rua de Santiago, capital do Chile, após fim de semana com protestos violentos e mortes Imagem: Pedro Ugarte/AFP

Em Santiago

21/10/2019 10h15

A capital do Chile acordou "calma" nesta segunda-feira, o primeiro dia útil desde a radicalização dos protestos, com apenas uma linha do metrô aberta e serviços de ônibus subsidiados para que os cidadãos consigam chegar ao trabalho sem problemas.

O cenário foi descrito pelo general de divisão Javier Iturriaga, encarregado da segurança na Região Metropolitana desde que foi decretado o estado de emergência, que habilitou o uso das Forças Armadas para controlar a violência em meio aos protestos contra a desigualdade.

"Foi um despertar lento da cidade, em calma, em paz, o que nos deixa muito tranquilos. Ao mesmo tempo, estamos muito alertas para solucionar qualquer inconveniente", disse Iturriaga à imprensa depois de sobrevoar a cidade para observar a atividade nesta manhã.

Terminou às 6h (horário de Brasília) o toque de recolher que regeu durante toda a madrugada e parte da tarde e da noite de domingo.

Fechado desde sexta-feira, o metrô reabriu apenas uma das linhas. Foram habilitados serviços especiais de ônibus nesta segunda-feira para facilitar, na medida do possível, que os habitantes da capital possam chegar ao trabalho.

No início da manhã, foi possível ver muitas pessoas à espera da abertura de algumas estações do metrô e também nas paradas de ônibus. O trânsito estava lento em algumas avenidas, mas sem complicações excessivas.

As aulas foram suspensas nos colégios e em muitas universidades para evitar aglomerações devido à pouca circulação de transporte público. O Ministério do Trabalho pediu "flexibilidade" aos empregadores diante de possíveis atrasos dos funcionários.

"Sabemos que a cidade está acordando lentamente e temos todas as forças necessárias para qualquer desmando que possa acontecer. Não estou em guerra com ninguém", respondeu o general ao ser perguntado sobre as palavras ditas no domingo pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, segundo o qual o Chile está "em guerra" contra um inimigo muito poderoso, em relação aos causadores dos distúrbios.

Grupos violentos radicalizaram um protesto contra a desigualdade. Os distúrbios já causaram dez mortes e geraram pânico nas ruas de cada vez mais lugares do país com barricadas, incêndios e saques.

Notícias