Topo
Notícias

Espanha exumará restos mortais do ditador Francisco Franco na 5ª-feira

21/10/2019 19h56

Por Clara-Laeila Laudette

MADRI (Reuters) - A Espanha removerá na quinta-feira a placa de 1,5 tonelada que cobre o túmulo do ditador Francisco Franco nos últimos 44 anos e levará seus restos mortais de helicóptero para longe de um mausoléu do Estado, disseram fontes do governo nesta segunda-feira.

No poder, os socialistas há muito tentam exumar os restos mortais de Franco e transformar o complexo do Vale dos Caídos, perto da capital Madri, em um memorial às 500.000 pessoas que foram mortas durante a guerra civil de 1936-39 que ele desencadeou.

Uma grua levantará a placa e, se o caixão de madeira forrado de zinco estiver muito degradado, os restos do ditador serão transferidos para um novo caixão, segundo as fontes.

Vinte e dois descendentes de Franco estarão presentes na exumação, que deve começar às 10h30 da quinta-feira, disseram as fontes.

Alguns desses familiares vão carregar o caixão nos ombros até um helicóptero - ou, no caso de mau tempo, carro funerário - que o levará ao cemitério Mingorrubio El Pardo, ao norte de Madri, onde Franco será enterrado ao lado de sua esposa.

Uma breve bênção ocorrerá dentro do Vale dos Caídos e uma missa completa será realizada quando os restos mortais de Franco chegarem ao cemitério.

Se tudo correr conforme o planejado, todo o processo deve levar uma hora. Toda a operação custará ao governo espanhol até 63.000 euros.

Notícias