Topo
Notícias

Bolsonaro e outros líderes mundiais assistem entronização do imperador Naruhito no Japão

21/10/2019 17h34

Personalidades internacionais, entre elas cerca de 30 chefes de Estado e de governo, participam nesta terça-feira (22) da cerimônia de entronização do imperador japonês Naruhito. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que iniciou no Japão um giro internacional de dez dias, é um dos raros líderes do continente americano em exercício presentes em Tóquio para o evento.

Naruhito, de 59 anos, ascendeu formalmente ao Trono do Crisântemo no mês de maio, após a abdicação de seu pai, Akihito. Mas a entronização, quando Naruhito e sua mulher Masako aparecem em público usando trajes imperiais durante uma cerimônia no palácio, acontece apenas agora.

Segundo informações divulgadas por fontes oficiais japonesas, a lista de líderes internacionais presentes inclui muitos monarcas europeus, como os reis Filipe VI da Espanha, Felipe da Bélgica, Guilherme Alexandre da Holanda e Carlos XVI da Suécia. O príncipe Charles, da Inglaterra, Federico, da Dinamarca, e Haakon, da Noruega, também marcam presença.

Vários chefes de Estado, como o alemão Frank-Walter Steinmeier, o austríaco Alexander Van der Bellen, o finlandê Sauli Niinisto, o húngaro Ader Janos, o filipino Rodrigo Duterte e o indiano Ram Nath Kovind responderam ao convite, assim como o ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, que representa Emmanuel Macron, ou ainda os premiês da Coreia do Sul, Lee Nak Yon, da Tailândia, Prayut Chan-o-cha, e a líder birmanesa Aung San Suu Kyi.

Bolsonaro é o único americano em exercício

As últimas informações divulgadas por Tóquio apontam que Jair Bolsonaro é o único líder do continente americano em exercício presente na cerimônia. Os Estados Unidos são representados pela ministra do Transporte, Elaine Chao, enquanto Argentina e Paraguai enviaram seus vice-presidentes, Gabriela Michetti e Hugo Velázquez Moreno, respectivamente.

O presidente brasileiro segue para a China na quarta-feira (23) e continua o giro internacional de dez dias nos Emirados Árabes (25), Catar (28) e Arábia Saudita (29). Nos países árabes, Bolsonaro terá reuniões bilaterais com mandatários, inclusive com o rei saudita Salman bin Abdulaziz.

Notícias