Topo
Notícias

Operação turca pode prejudicar processo de paz na Síria, adverte Kremlin

20/10/2019 13h12

Moscou, 20 out (EFE).- O Kremlin advertiu que a tensa situação no nordeste do território sírio, que chega neste domingo ao terceiro dia de trégua em meio à operação militar da Turquia contra as milícias curdas, pode prejudicar o processo de regulação política na Síria.

"Os acontecimentos no nordeste da Síria deixam uma grande preocupação em todos nós. Potencialmente, tais acontecimentos podem prejudicar a regulação política", disse Dmitry Peskov, porta-voz presidencial, à televisão pública russa.

Essas são as declarações mais críticas de um alto cargo do governo russo em relação à Turquia desde que o Exército turco iniciou a operação na Síria. A pausa veio após um acordo selado entre Turquia e Estados Unidos.

Nesta semana o negociador-chefe russo, Aleksandr Lavrentiev, advertiu que as tropas turcas não podiam penetrar mais de cinco quilômetros na Síria e se mostrou contra a presença permanente no país.

Lavrentiev lembrou que o acordo sírio-turco de Adana - assinado em 1998 para lidar com as preocupações da Turquia no âmbito da segurança - estipulava que as tropas turcas podiam penetrar cinco quilômetros no território sírio para combater o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado terrorista pelo governo turco.

Estima-se que cerca de 12 mil integrantes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reclusos em prisões no nordeste da Síria podem ser libertados com a saída das milícias curdas. EFE

Notícias