Topo
Notícias

Governo do Reino Unido diz que mantém plano de Brexit em 31 de outubro

20/10/2019 13h18Atualizada em 21/10/2019 02h07

Resumo da notícia

  • Governo britânico insiste que Reino Unido deixa União Europeia em 31 de outubro, apesar de carta enviada ao bloco pedindo adiamento
  • Primeiro-ministro britânico quer manter plano de retirar Reino Unido da União Europeia no fim de outubro, apesar de oposição do parlamento
  • Ministro Michael Gove afirmou em entrevista neste domingo que governo tem condições para concluir Brexit em 31 de outubro

O governo britânico insistiu neste domingo que o Reino Unido deixará a União Europeia em 31 de outubro apesar de o primeiro-ministro, Boris Johnson, ter sido forçado pelo Parlamento a enviar uma carta ao bloco pedindo um adiamento do Brexit.

Um dos ministros mais sêniores do governo disse que o Reino Unido ainda deixará o bloco em 31 de outubro. "Vamos sair até 31 de outubro. Temos os meios e a habilidade para fazê-lo", disse Michael Gove, ministro responsável pelas preparações de um Brexit sem acordo, à rede Sky News.

O turbilhão do Brexit alternou nesta última semana entre a possibilidade de uma saída ordenada em 31 de outubro, a partir de um acordo que Johnson selou na quinta-feira, e um adiamento, após ele ter sido forçado a solicitar a extensão, no fim do sábado.

A derrota de Johnson no Parlamento britânico sobre a sequência de ratificação do acordo expôs o premiê a uma lei aprovada por aqueles que se opõem a uma saída sem acordo, exigindo que ele peça um adiamento até 31 de janeiro.

Johnson enviou o pedido, como exigido, mas não o assinou o documento. Em vez disso o líder britânico acrescentou uma outra carta, essa assinada por ele, argumentando contra o que chamou de um atraso altamente corrosivo.

Notícias