Topo
Notícias

Afeganistão adia resultados preliminares das eleições em meio a tensões

19/10/2019 07h33

Cabul, 19 out (EFE).- A Comissão Eleitoral Independente do Afeganistão adiou neste sábado o anúncio dos resultados preliminares das eleições presidenciais do país, realizadas em 28 de setembro, em meio ao temor de que os principais candidatos se neguem a aceitar uma possível derrota.

"O anúncio dos resultados preliminares não será apresentado hoje" porque o trabalho sobre o processamento de votos e a apuração ainda não foi concluído, informou à Agência Efe o porta-voz do órgão Abdul Aziz Ibrahimi.

Uma nova data para a apresentação da apuração preliminar será anunciada ainda neste sábado, junto aos detalhes do trabalho da comissão até agora.

De acordo com Ibrahimi, a transferência de dados biométricos que foi atrasada durante quatro ou cinco dias causou "um dos principais problemas" para fazer o anúncio.

O órgão deve concluir neste sábado a transferência de dados biométricos ao servidor principal para "iniciar o processo de separação e filtragem de votos duplicados e outros tipos de votos não válidos".

A pressão sobre a comissão aumentou durante as últimas semanas por causa das denúncias de fraude, da desconfiança dos candidatos no processo e dos problemas técnicos do sistema.

Durante as últimas semanas a apuração foi interrompida pelo receio e os impedimentos das equipes dos dois principais concorrentes: o presidente afegão, Ashraf Ghani, e o atual primeiro-ministro, Abdullah Abdullah.

Dias depois da votação, tanto a equipe de Ghani como a de Abdullah reivindicaram a vitória no pleito. Enquanto isso, o resto dos candidatos (são 15 no total) questionou a legitimidade do processo devido à baixíssima participação.

Dos 9,6 milhões de eleitores registrados, apenas 2,7 milhões participaram do pleito, a maior abstenção desde que se instaurou um sistema democrático no Afeganistão, após a queda do regime talibã em 2001 com a invasão americana. EFE

Notícias