Topo
Notícias

Procurador-geral anuncia libertação de 24 presos políticos na Venezuela

17/10/2019 14h14

Caracas, 17 out (EFE).- Mais de 20 pessoas consideradas pela oposição ao governo de Nicolás Maduro com presos políticos e que tinham detidas entre 2014 e 2017 serão colocadas em liberdade, anunciou nesta quinta-feira o procurador-geral da Venezuela, Tareq Saab.

"Conseguimos a libertação de 24 venezuelanos que deixarão a prisão no dia de hoje", disse o procurador a jornalistas, mas sem revelar os nomes dos beneficiados pela medida, tomada durante uma mesa de diálogo entre o governo e um setor da oposição.

Nos próximos dias, segundo Saab, novos casos serão revistos. Ele lembrou que, desde agosto de 2017, a Comissão de Justiça criada pela presidência conseguiu a libertação de 222 venezuelanos considerados presos políticos.

"Este é um esforço extremamente importante e que envia uma mensagem clara ao país e à comunidade internacional. Estamos dando um passo adiante para conseguir a convivência pacífica, o debate democrático, afastar a violência como mecanismo de combate para acabar com as diferenças", declarou.

O procurador-geral também classificou as libertações como um gesto real do Estado e da Justiça "para que a Venezuela marche por um caminho de cordialidade".

Logo após as declarações de Tareq Saab, pelo menos dois venezuelanos deixaram as prisões da sede do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), no oeste de Caracas.

A ONG Fórum Penal, responsável pela defesa dos presos políticos na Venezuela, revelou nesta semana que existem 466 pessoas encarceradas no país por razões políticas, uma lista endossada pela Organização dos Estados Americanos (OEA). EFE

Notícias