Topo
Notícias

Julgamento pelo massacre na escola de Parkland começará em janeiro de 2020

17/10/2019 18h05

Miami (EUA), 17 out (EFE).- O julgamento do jovem Nikolas Cruz, autor confesso do massacre ocorrido no início de 2018 na escola de ensino médio Marjory Stoneman Douglas, na cidade de Parkland, nos Estados Unidos, começará em janeiro do ano que vem.

A juíza Elizabeth Scherer, do condado de Broward, ordenou nesta quinta-feira que o julgamento tenha inicio no dia 27 de janeiro de 2020, segundo um documento ao qual a Agência Efe teve acesso.

Cruz, atualmente com 20 anos, recebeu 17 acusações de assassinato em primeiro grau. Ele pode ser condenado à morte caso seja declarado culpado pelo massacre que aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2018 e no qual morreram 17 pessoas, entre estudantes e professores.

Ex-aluno da escola (da qual havia sido expulso) e preso no mesmo dia do atentado, Cruz também é acusado de outros 17 crimes de tentativa de assassinato, relativos às vítimas que ficaram feridas no ataque com um fuzil AR-15.

Após o anúncio da data do julgamento, os advogados de defesa alegaram que o tempo para reunir provas e testemunhas é insuficiente.

"Levando em conta a quantidade de casos neste condado que são muito mais antigos e muito menos complexos, é preocupante que o tribunal siga uma linha de tempo tão agressiva", disse Gordon Weeekes, chefe assistente da Defensoria Pública, segundo informações do jornal "Miami Herald".

A defesa de Cruz propos que o jovem se declare culpado para evitar a pena de morte, o que já foi rejeitado pelo promotor condado de Broward, Mike Satz.

O massacre impulsionou o movimento "March for Our Lives", que pede um maior controle sobre a venda de armas de fogo nos EUA. EFE

Notícias