Topo
Notícias

Curdos acatam cessar-fogo e alegam que é fruto de sua "resistência"

17/10/2019 18h24

Beirute, 17 out (EFE).- O comandante das Forças da Síria Democrática (FSD), Mazloum Abdi, cuja organização é a principal aliança armada liderada por curdo-sírios, afirmou nesta quinta-feira acatar o cessar-fogo no norte da Síria anunciado pelos Estados Unidos e a Turquia.

Em entrevista por telefone à rede de televisão curda "Ronahi", Abdi confirmou que as FSD estão "de acordo com o cessar-fogo", que segundo ele foi "resultado da resistência de curdos, árabes, assírios e da pressão da comunidade internacional" para pôr fim à ofensiva que a Turquia iniciou no último dia 9.

EUA e Turquia chegaram a um acordo que prevê um cessar-fogo e a retirada das milícias curdas de uma faixa de 32 quilômetros de extensão no lado sírio da fronteira.

Em comunicado oficial, as FSD afirmaram que o cessar-fogo entrou em vigor às 22h (horário local; 16h de Brasília) e inclui a região entre a cidade de Ras al Ain, no leste, até Tell Abiad, no oeste.

As duas cidades ficam na fronteira com a Turquia e foram o principal alvo da campanha militar das tropas turcas, apoiadas por rebeldes sírios.

As FSD disseram na nota que estão "comprometidas" com o cessar-fogo e pediram que a Turquia também se comprometa.

"Vamos oferecer tudo o que for necessário para que o acordo de cessar-fogo tenha sucesso", afirmou Abdi, que ressaltou que o acordo é "preliminar, que garante o fim da ocupação turca da região (controlada pelas milícias curdas)". EFE

Notícias