Topo
Notícias

Confira a programação da Semana da Língua Italiana no Mundo

17/10/2019 19h53

SÃO PAULO, XX OUT (ANSA) - Entre os dias 21 e 27 de outubro será realizada a 19ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, evento criado para promover e celebrar o idioma oficial da Itália no planeta. A programação inclui diversas atividades culturais pelo território brasileiro.   


Sob o tema "L'italiano sul palcoscenico" ("O italiano no palco", em tradução livre), a edição deste ano contará com um vasto calendário de eventos, que vão desde mostras de cinema a conferências e leituras em italiano. Em algumas cidades do Brasil as iniciativas já foram iniciadas.   


Com o intuito de promover o idioma como língua de cultura clássica e contemporânea no mundo, embaixadas, consulados e institutos culturais do país europeu organizam a "Semana da Língua Italiana", que nasceu em 2001, de um acordo com a Accademia della Crusca e com a contribuição das embaixadas da Confederação Suíça.   


Confira:São Paulo -A programação paulista inclui bate-papos, workshops, palestras, shows musicais, apresentações teatrais e encontros com autores. Entre eles há o curso de boas práticas do italiano, além da leitura dramática da pela "Venice Fast Food", com Alvise Camozzi e Letizia Russo; e um encontro pasoliniano na Unicamp. Como parte do calendário, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo também realizará uma feira de livros italianos entre 26 e 27 de outubro. Veja a programação completa: https://iicsanpaoloxixsettimanadellalingua.wordpress.com/ Rio de Janeiro -Na cidade maravilhosa, o Instituto Italiano di Cultura prepara diversas iniciativas, entre elas um encontro com a escritora Donatella Di Pietrantonio; um ciclo de Cinema italiano Contemporâneo, além de aulas abertas que demonstram a relação entre a música e cultura italiana. A programação ainda conta com a exibição do documentário "Leonardo 500", de Francesco Invernizzi, que retrata a genialidade do artista italiano através de uma perspectiva original e exclusiva, focando nas implicações contemporâneas de seus famosos códigos. As sessões serão realizadas nos dias 24, 29 e 31 de outubro, às 18h30, em três locais diferentes. Confira a programação completa: https://iicrio.esteri.it/iic_riodejaneiro/it/ Brasília -A Embaixada da Itália em Brasília, em colaboração com a Embaixada da Suíça na capital federal, realiza a "Mostra de Cinema Italiano", com projeções em língua original.   


Nesta quinta-feira (17), às 16h (horário local), será exibido o longa "Gente di Roma". Um dia depois, haverá a exibição de "Brutti e Cattivi", às 16h30, e "Leonardo e la sua cerchia", a partir das 18h30.   


Além dos filmes, está programada para hoje a conferência "O italiano no palco: uma visão panorâmica desde o século XVI aos dias atuais", que será realizada pela professora leitora de italiano na Universidade de Brasília, Andreina Di Vittori.   


A ideia é apresentar uma visão das cenas e personagens mais significativos do teatro italiano sob a análise de autores como Niccolò Machiavelli, Carlo Goldoni, Luigi Pirandello, Eduardo De Filippo, Dario Fo, Marco Paolini e Ascanio Celestini. Em seguida, acontecerá uma performance teatral de estudantes de italiano da UnB.   


Entre as atividades também ocorrerá uma livre adaptação da ópera "Pinocchio (Mal) visto dal gatto e la volpe", de 2016, escrita e interpretada por Andrea Camilleri e Ugo Gregoretti.   


Por fim, a Embaixada italiana em Brasília, em colaboração com o Instituto Cultural Italiano em São Paulo e a Faro Editorial, promoverá um encontro com a escritora Donatella Di Pietrantonio, autora do romance "L'Arminuta", no próximo dia 24 de outubro, às 18h30.   


Todas as atividades serão realizadas nas salas Papa e Nervi da Embaixada, na SES Quadra 807, Lote 30, em Brasília. A entrada é gratuita, sujeita a disponibilidade de lugares. É necessário fazer reserva obrigatória através do e-mail eventos.brasilia@esteri.it.   


Belém -Os filmes italianos também serão apresentados em Belém durante a "Mostra de Cinema Italiano", que acontecerá no Cine Olympia, localizado na avenida Presidente Vargas, 918, em Campina.Os longas serão oferecidos gratuitamente ao público da cidade, no idioma original e com legendas em português. Na sexta-feira (18), no mesmo horário, passará "La Pazza Gioia".   


"Fai Bei Sogni" e "Puccini e La Fanciulla" poderão ser vistos no sábado (19) e domingo (20), respectivamente, às 16h30.   


Goiânia -A Embaixada da Itália em Brasília em colaboração com a Associação Italiana de Goiás (AIGO) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás promoveu o livro "Cenas Venezianas", de Francisco Andrade, que faz uma viagem no tempo na Veneza do século 17. Minas Gerais -De 22 a 25 de outubro acontecerá, na cidade de Belo Horizonte, o XVIII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI), o XI Encontro Internacional de Estudos Italianos, a III Jornada de Estudos Leopardianos e a VII Jornada de Italianística da América Latina, um fórum privilegiado para os especialistas da área. Já entre 23 e 24 de outubro, o Comites-MG realizará um café literário com recitais de poemas escritos por italianos ou por imigrantes italianos. Além disso, a programação inclui uma apresentação teatral de Astaroth, de Stefano Benni; uma oficina organizada pelo diretor cênico e musical, Ernani Maletta; uma conferência espetáculo repleta de música, árias de ópera, canções e momentos teatrais, do diretor Roberto Innocente; e o Circuito Arte em cena na Fundação Torino.   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias