Topo
Notícias

Chinês vence concurso de fotos do Museu de História Natural de Londres

Foto do momento em que marmota se assusta com ataque de raposa foi premiada em concurso inglês - Divulgação/Yongqing Bao/Natural History Museum
Foto do momento em que marmota se assusta com ataque de raposa foi premiada em concurso inglês Imagem: Divulgação/Yongqing Bao/Natural History Museum
do UOL

Do UOL, em São Paulo

16/10/2019 08h35

O chinês Yongqing Bao foi o vencedor da edição de 2019 de um concurso de fotos da natureza, evento promovido pelo Museu de História Natural de Londres.

O fotógrafo desbancou outros 48 mil inscritos na categoria "selvagem" com o registro do ataque de uma raposa tibetana contra uma marmota do himalaia. A ação aconteceu na reserva natural das Montanhas Qilian, na China.

Na imagem, é possível ver o momento exato em que a raposa se vira em direção ao roedor, que nitidamente se assusta com a abordagem.

De acordo com o site oficial do concurso, a predadora tinha três filhotes para alimentar e surpreendeu a marmota, que tradicionalmente ressurge na primavera após período de hibernação. Não há informações sobre o resultado do ataque.

Roz Kidman Cox, presidente do painel de jurados do concurso, justificou os motivos que levaram Bao a vencer a premiação.

"É simplesmente o momento perfeito. A intensidade expressiva das posturas deixa a marmota paralisada, e o fio de energia entre as patas levantadas parece manter os protagonistas em perfeito equilíbrio. Ter capturado uma interação tão poderosa entre estas duas espécies, que são essenciais para a ecologia da região, é extraordinário", disse.

Notícias