Topo
Notícias

Rainha Elizabeth discursa no Parlamento sem coroa imperial

Elizabeth II durante Discurso da Rainha, que abre ano legislativo no Reino Unido - Tolga Akmen/AFP
Elizabeth II durante Discurso da Rainha, que abre ano legislativo no Reino Unido Imagem: Tolga Akmen/AFP
do UOL

Do UOL, em São Paulo

15/10/2019 14h34

Pela terceira vez desde que assumiu o seu reinado, em 1952, Elizabeth II, rainha do Reino Unido, apareceu em uma cerimônia do Parlamento sem utilizar sua coroa imperial. Em discurso realizado ontem, a monarca optou pelo uso de uma tiara de diamantes. A coroa, por sua vez, estava posicionada em uma mesa ao seu lado.

Tradicionalmente, a cerimônia que dá início ao ano parlamentar é chamada de Discurso da Rainha; a monarca utiliza a ocasião para se pronunciar na Câmara dos Lordes, a mais alta do Parlamento Britânico.

Embora tenha seguido todo o protocolo que a cerimônia demanda, incluindo a chegada ao Palácio de Westminster de carruagem em trajes cerimoniais, a rainha Elizabeth dispensou o uso da coroa por motivos que levam em consideração seus 93 anos: a coroa é muito pesada.

De acordo com a BBC, a coroa imperial contém 3 mil diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas e cerca de 270 pérolas, além de outras pedrarias.

Em um documentário veiculado pela emissora, a monarca admitiu que não pode olhar para baixo enquanto usa a coroa: "Você precisa ficar de cabeça erguida, porque, se abaixar, seu pescoço pode quebrar — e a coroa pode cair".

Já a tiara escolhida pela rainha para o discurso de ontem é quatro vezes menor e conta com 1.300 diamantes e 170 pérolas.

Notícias