Topo
Notícias

Políticos de partido pró-curdo são presos no sudeste da Turquia

15/10/2019 08h27

Istambul, 15 out (EFE).- A polícia da Turquia prendeu nesta terça-feira diversas autoridades do sudeste da Turquia, todas integrantes do esquerdista e pró-curdo Partido Democrático dos Povos (HDP), informou a agência "Demirören".

Ao todo, 11 pessoas foram detidas, entre elas alguns prefeitos. As autoridades turcas ainda não revelaram o motivo das detenções realizadas.

Na província de Hakkari, na fronteira com o Iraque, as forças de segurança prenderam um dos dois prefeitos da capital, de mesmo nome, e os dois de Yüksekova. Também foram detidos os dois governantes do distrito de Ercis, na província de Van, e os do distrito de Nusaybin, na província de Mardin.

Em Nusaybin, 11 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas na semana passada devido a projéteis lançados da Síria em resposta à ofensiva turca contra as milícias curdas Unidades de Proteção do Povo (YPG) no norte do país vizinho.

O partido pró-curdo HDP, a terceira maior força no Parlamento de Ancara, é o único grupo político turco que se opõe à invasão na Síria.

O governo proibiu protestos contra a ofensiva militar em várias cidades do país e dezenas de simpatizantes do HDP foram detidos nos últimos dias.

Em algumas províncias, como Hakkari e Gaziantep, os governos deram um passo além e proibiram qualquer tipo de manifestação, declaração ou reuniões durante 30 dias.

As autoridades turcas detiveram cerca de 200 pessoas na última semana por publicarem nas redes sociais comentários críticos em relação à ofensiva militar turca na Síria. EFE

Notícias