Topo
Notícias

Ministério da Ciência erra no português ao felicitar professor e vira meme

A pasta de Marcos Pontes "escorregou" na gramática ao homenagear os professores - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
A pasta de Marcos Pontes "escorregou" na gramática ao homenagear os professores Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
do UOL

Luisa Picanço

Colaboração para o UOL, no Rio

15/10/2019 23h14

Professores — sobretudo os de português — se assustaram com a homenagem do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) nesta terça-feira (15), Dia do Professor.

Mensagens publicadas no Twitter da pasta trouxeram erros gramaticais e um estilo linguístico pouco fluido, virando motivo de piada entre os usuários da rede social. Até as 22h40, o ministério não havia dito o motivo de tantos deslizes.

Veja:

O profissional que sem ele, nada seria possível, este profissional é o professor.

O primeiro dos posts traz repetição de palavras e construção truncada. Uma alternativa à frase é:

"Hoje é o dia do profissional sem o qual nada seria possível: o professor".

E teve seguidor que propôs que a homenagem poderia ter sido mais simples ainda:

Crase errada

Em duas mensagens, o acento grave, indicativo da crase, foi aplicado de maneira incorreta:

  • "À vocês": não se usa "a" no singular antes de palavra no plural nem antes do pronome "você".
  • E o acento também está errado aqui, em "à dar", antes de um verbo.

E essa regra foi lembrada por um dos seguidores do ministério:

A frase publicada no perfil governamental trazia também vírgulas desnecessárias. É correto escrever tudo sem a pontuação:

"O mês de outubro traz o Dia do Professor e trará também a Semana Nacional da Ciência em Brasília e o mês da Ciência e Tecnologia em todo o Brasil".

A mensagem completa, como publicada pelo ministério, é esta:

"Hoje é o dia do profissional, que sem ele, nada seria possível, este profissional é o professor. Todos que venceram e se tornaram ícones, referência, e mudaram a história da humanidade para sempre, um dia tiveram um professor que os encaminhou, que os ensinou e lhes abriu a mente para receber
o conhecimento, e ir além. À vocês, profissionais do ensino, que se dedicam de corpo e alma à missão de formar pessoas, de qualificar profissionais, toda a gratidão e os cumprimentos pelo seu dia, parabéns mestres, parabéns professores. A ciência e a tecnologia, que são o alicerce de muitas nações desenvolvidas, dependem muito deste profissional e de sua dedicação em sala, não apenas para ensinar, mas, com o seu amor pela profissão, e por seus alunos, fazer com que tomem gosto por estas áreas, incentivando os à dar o primeiro passo a na direção do conhecimento. O Mês de Outubro traz o dia do professor, e trará também a Semana Nacional de Ciência em Brasília, e o mês da Ciência e Tecnologia em todo o Brasil. de 21 a 27 de Outubro, participe da SNCT em Brasília, ou em sua cidade"
.

Notícias