Topo
Notícias

Madri denuncia violência 'generalizada' em protestos na Catalunha

15/10/2019 19h05

Madri, 15 Out 2019 (AFP) - O governo socialista espanhol denunciou nesta terça-feira a violência "generalizada em todos os protestos" separatistas na Catalunha, um dia após a condenação de 12 líderes do movimento.

"É evidente que não estamos diante de um movimento popular pacífico, e sim de algo coordenado por grupos que utilizam a violência nas ruas para romper a convivência na Catalunha", escreveu o governo, em uma noite onde ocorreram cenas de guerrilha urbana em Barcelona, com barricadas em chamas nas ruas.

"Uma minoria está querendo impor a violência nas ruas das cidades catalãs, especialmente Barcelona, Tarragona, Girona e Lleida", denunciou o governo, citando os protestos realizados diante das respectivas sedes do governo central.

"Grupos violentos de manifestantes atacaram as sedes do governo em Tarragona, Girona e Lleida, e estão provocando destruição e atos de vandalismo em outras cidades catalãs".

O executivo de Pedro Sánchez conclui que "a violência desta noite está sendo generalizada em todos os protestos", e promete "garantir a segurança e a convivência na Catalunha", com "firmeza, proporcionalidade e unidade".

Os separatistas convocaram uma onda de protestos para esta terça-feira, um dia após o Tribunal Supremo condenar 12 líderes do movimento, incluindo nove que receberam penas de entre nove e treze anos de prisão.

Na segunda-feira, os manifestantes cercaram o Aeroporto de Barcelona, bloqueado parcialmente por cerca de 10 mil separatistas.

avl/mg/lr

Notícias