Topo
Notícias

Incêndio em campo de refugiados gregos deixa 600 desabrigados

15/10/2019 15h45

Atenas, 15 out (EFE).- A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou nesta terça-feira que um incêndio no campo de identificação e registro de refugiados em Vathy, na ilha de Samos, na Grécia, deixou 600 pessoas desabrigadas.

"Em Vathy, 6 mil pessoas se amontoam em condições terríveis em um complexo projetado para apenas 650. Metade é de mulheres e crianças. A maioria vive em barracas improvisadas sem acesso regular a banheiros e duchas", afirmou Eirini Papanastasiu, coordenadora da MSF em Samos.

Este foi o segundo incêndio recente nas instalações que abrigam refugiados, migrantes e solicitantes de asilo nas ilhas do Egeu. Há duas semanas, em outro que ocorreu em Moria, uma mulher morreu.

O incêndio teria começado após uma discussão entre um grupo de sírios e um de afegãos na noite de segunda-feira, quando três sírios ficaram feridos ao serem esfaqueados.

Após o incêndio, os 600 desabrigados foram hospedados em refúgios de ONG locais.

"Estamos apoiando o hospital local com intérpretes. Nossa equipe também dará ajuda psicológica de urgência e artigos de primeira necessidade às vítimas do incêndio", disse Papanastasiu.

"Incidentes como o incêndio de ontem à noite são resultado direto de políticas europeias que continuam deixando pessoas em condições indignas e inseguras nas ilhas gregas", afirmou a coordenadora da ONG em Samos. EFE

Notícias