Topo
Notícias

Dólar sobe contra o real em dia de maior cautela no exterior

14/10/2019 09h15

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em alta contra o real nesta segunda-feira, em dia de maior aversão ao risco no exterior diante de preocupações sobre o crescimento econômico global após dados fracos da China, em cenário ainda de cautela sobre as relações comerciais entre Pequim e Washington.

Às 12:04, o dólar avançava 0,83%, a 4,1295 reais na venda.

Na B3, o dólar futuro tinha ganho de 0,49%, a 4,1320 reais.

Na sexta-feira, a moeda norte-americana à vista teve queda de 0,68%, a 4,0954 reais, na esteira de notícias de que os Estados Unidos e a China acertaram a primeira fase de um acordo para encerrar a guerra comercial entre os dois países.

No entanto, segundo a economista-chefe da CM Capital Markets, Camila Abdelmalack, o otimismo sobre o acordo perdeu força nesta sessão, com operadores voltando a ter cautela sobre a situação.

Nesta segunda-feira, a Bloomberg informou que a China quer mais negociações já no final de outubro para definir os detalhes da "fase um" do acordo comercial esboçado por Trump, antes que o presidente chinês Xi Jinping concorde em assiná-lo.

"O acordo não deixa de ser parcial que ainda vai ser assinado. Não há 100% de certeza de que tudo vai ocorrer bem até a assinatura dele e isso traz uma certa cautela", afirmou Abdelmalack.

Adicionalmente, dados divulgados nesta segunda mostraram que a queda nas exportações da China se intensificou em setembro enquanto as importações contraíram pelo quinto mês seguido, indicando mais fraqueza na economia e destacando a necessidade de mais estímulo em meio à guerra comercial com os EUA.

Os números ajudavam a pintar um cenário de maior cautela, diante da retomada das preocupações acerca da saúde da economia global.

Na cena doméstica, o Banco Central vendeu nesta segunda-feira 2.000 contratos de swap cambial reverso, de oferta de até 10.500 contratos, e 100 milhões em dólar à vista, de oferta de até 525 milhões. Adicionalmente, a autarquia vendeu todos os 8.500 contratos de swap tradicional ofertados para rolagem do vencimento dezembro de 2019.

Notícias