Topo
Notícias

Com ajuda de bancos, Ibovespa sobe pela 4ª sessão seguida

14/10/2019 17h33

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou esta segunda-feira em alta, com ações de bancos se sobrepondo à pressão negativa de Vale, em dia de volume mais fraco, uma vez que um feriado nos Estados Unidos desidratou os negócios em Wall Street e no mundo.

O Ibovespa subiu 0,45%, a 104.301,58 pontos. O volume financeiro da sessão somava apenas 10,8 bilhões de reais.

Após Washington e Pequim indicarem um acordo parcial na sexta-feira, notícias e declarações de autoridades de ambos os lados trouxeram dúvidas sobre o que realmente foi obtido.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse que uma rodada adicional de tarifas sobre as importações chinesas será imposta se um acordo com a China não for alcançado, mas afirmou esperar que o acordo avance.

Rodrigo Donato, assessor sênior da Acqua Investimentos, destacou que o mercado doméstico segue sensível à disputa comercial EUA-China, mas que "o cenário de médio e longo prazos ainda é positivo".

Dados do Banco Central apontaram que a atividade econômica brasileira voltou a acelerar na metade do terceiro trimestre, ainda que a um ritmo bastante lento.

O Itaú Unibanco reduziu projeção para a taxa Selic, prevendo que a taxa feche 2019 2020 entre 4% e 4,5%.

Empresas listadas na Bovespa começarão a divulgar seus balanços trimestrais na próxima semana, com EDP, Localiza e WEG, divulgando em 23 de outubro.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN ganhou 1,68% e BRADESCO PN avançou 1,41%, ambos engatando a quarta alta consecutiva e amparando o viés positivo do Ibovespa.

- MAGAZINE LUIZA ON subiu 4,12%, em sessão positiva para o setor de varejo, com LOJAS AMERICANAS PN entre os destaques positivos, avançando 1,91%.

- AZUL PN ganhou 1,55%. A empresa anunciou que negocia para formar uma parceria com United Airlines, Avianca Holdings e Copa Holdings para voos entre Estados Unidos e a América Latina. No setor, GOL PN valorizou-se 2,74%.

- VALE ON caiu 1,34%, contaminada pelo declínio dos preços do minério de ferro na China, enquanto números de produção e vendas repercutiram positivamente entre analistas.

- USIMINAS perdeu 1,04%, em dia negativo para siderúrgicas. Em relatório, o Bradesco BBI previu que os resultados de julho a setembro do setor serão os de um trimestre para "esquecer".

- PETROBRAS PN ganhou 0,18%, enquanto PETROBRAS ON avançou 0,58%, apesar da queda dos preços do petróleo. A empresa pagará cerca de 210 milhões de reais à União após conciliação financeira entre a companhia e a Pré-Sal Petróleo (PPSA).

-Fora do índice, BANCO INTER saltou 5,21%, após notícia de que o banco e a Uber negociam para estabelecer uma parceria na área de serviços financeiros.

Notícias