Topo
Notícias

Califórnia é 1º estado dos EUA a proibir venda de produtos com pele animal

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto
do UOL

Do UOL, em São Paulo

14/10/2019 20h26

O estado da Califórnia é o primeiro dos Estados Unidos a proibir a venda de produtos feitos com pele animal, como acessórios e peças de roupa. O pacote de leis foi assinado pelo governador Gavin Newsom neste fim de semana.

"Califórnia é um estado líder quando se trata de cuidados com os animais, e hoje esta liderança inclui banir a venda de produtos com pele animal", afirmou o governador em comunicado publicado pelo jornal "San Francisco Chronicle".

O pacote de leis inclui todos os tipos de peças de roupa, bolsas e sapatos feitos de pele animal; por outro lado, não há menção a taxidermia, couro e os casos em que a pele animal é usada por motivos religiosos ou em tradições de tribos nativas.

As leis entrarão em vigor em janeiro de 2023, e o descumprimento delas pode resultar na aplicação de multas. O PETA (sigla para "People for the Ethical Treatment of Animais", que, em tradução literal, significa "Pessoas pelo Tratamento Ético aos Animais") comemorou a decisão do governo.

"O PETA está orgulhoso por ter trabalhado ao lado de legisladores compassivos para impulsionar estas leis que salvarão vidas, e espera que outros estados sigam o exemplo progressista da Califórnia", escreveu a organização.

Notícias