Topo
Notícias

Banco digital BBNK recebe aporte de até R$60 mi liderado por BRQ e Parallax

14/10/2019 17h24

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O BBNK, banco que permite que empresas não financeiras tenham seu próprio braço de serviços bancários, está recebendo um aporte de até 60 milhões de reais apoiada pela empresa de tecnologia BRQ e o fundo brasileiro de capital de risco Parallax Ventures.

Criada neste ano por quatro ex-executivos de instituições financeiras, o BBNK tem como alvos empresas interessadas em oferecer serviços bancários, mas dentro de seus próprios ambientes e com marca própria, num modelo mais abrangente do conceito de white label.

"As empresas oferecem os serviços financeiros como parte de seu próprio ambiente e com a sua cara, mas nós cuidamos de tudo", disse à Reuters o presidente e sócio-fundador do BBNK, Yan Tironi.

Dentre os cerca de 60 clientes atuais do banco estão a corretora de seguros Wiz, o market place de moda Dafiti, a startup de beleza Singu, além de outras grandes companhias de varejo, indústria e comércio.

O negócio desponta no momento em que diversas varejistas de grande porte no país têm feito movimentos para também terem seus braços próprios de pagamentos e outros serviços bancários, enquanto o Banco Central sinaliza regulação para o open banking, sistema que dá ao usuário o poder sobre seus dados financeiros e que deve trazer para o mercado uma infinidade de potenciais concorrentes aos grandes bancos.

Lojas Americanas, BR Distribuidora, Carrefour são apenas alguns casos de empresas de varejo que compraram ou criaram negócios de serviços financeiros nas últimas semanas.

No caso do BBNK, o objetivo é atender empresas interessadas em ter o mesmo tipo de capacidade, mas que preferem não desenvolver uma estrutura própria. Atualmente, o porte médio das empresas clientes tem 50 mil a 150 mil contas, algumas com faturamento anual acima de 1 bilhão de reais.

"Nosso plano é atingir algumas centenas de grandes empresas ou arranjos no país, mas que tenham capacidade de permitir a abertura de milhões de contas", disse outro sócio-fundador do BBNK, Mario Cavalieri. A meta dos sócios é de superar a marca de 1 milhão de contas de pagamentos já no ano que vem.

A expectativa dos sócios é de que a ampliação do leque de produtos vai ajudar a expandir a base naturalmente, à medida que fazem parcerias, inclusive com bancos para oferta de serviços como crédito e seguros.

A chegada da Parallax, cuja equipe é especializada em crédito pessoal, e da BRQ, de serviços de TI para o setor financeiro, são parte desse movimento.

Além da entrada da BRQ, da Parallax e de outros três sócios cujos nomes serão revelados mais adiante, o BBNK também tem na sociedade o Banco Máxima.

Os executivos do BBNK dizem que já negociam com investidores internacionais, cujos nomes não foram revelados, para receber um novo e maior aporte para o negócio no ano que vem.

Notícias