Topo
Notícias

Navio de ONGs resgata 176 migrantes perto da costa da Líbia

13/10/2019 14h43

Roma, 13 out (EFE).- O navio Ocean Viking, das ONGs SOS Méditerranée e Médicos Sem Fronteiras (MSF), informou neste domingo que resgatou 176 pessoas, entre elas 12 grávidas e 15 menores de idade, em duas operações no mar Mediterrâneo e a poucas milhas náuticas do litoral da Líbia.

A SOS Méditerranée anunciou nas redes sociais, no início da manhã, que a embarcação humanitária tinha socorrido 74 pessoas, entre elas seis menores, que estavam em um bote de borracha. Horas mais tarde, a MSF afirmou que o navio tinha salvado outras 102 pessoas, entre elas 12 grávidas e nove menores.

Com os 176 migrantes a bordo, o navio permanece à espera de que algum país europeu autorize o desembarque em um porto seguro.

A ministra do Interior da Itália, Luciana Lamorgese, afirmou em entrevista publicada hoje pelo jornal "Correre della Sera" que a União Europeia deve dar uma resposta clara e conjunta à ofensiva da Turquia na Síria e também promover um mecanismo para os fluxos migratórios.

Lamorgese opinou que é fundamental que seja elaborado um sistema de realocação automática dos migrantes que chegam ao litoral europeu e se fomente a estabilização de Libia.

Alemanha, França, Itália e Malta chegaram a um acordo para administrar o desembarque e a distribuição dos migrantes socorridos no Mediterrâneo central e querem que o maior número possível de países do bloco receba uma parte. EFE

Notícias