Topo
Notícias

Liga Árabe faz ameaças à Turquia por ofensiva contra curdos na Síria

12/10/2019 16h53

Cairo, 12 out (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores dos países que fazem parte da Liga Árabe decidiram neste sábado tomar medidas urgentes contra a Turquia pela ofensiva militar iniciada pelo governo de Recep Tayyip Erdogan no nordeste da Síria, área controlada por milícias curdas.

Em comunicado divulgado após a conclusão de uma reunião emergencial realizada na sede da Liga Árabe no Egito, os ministros afirmaram que estudam, entre outras medidas, reduzir as relações diplomáticas, suspender a cooperação militar e revisar parcerias nas áreas econômica, cultural e turística com a Turquia.

Alguns dos países da Liga Árabe, como o Egito e a Arábia Saudita, têm relações tensas com Erdogan, aliado da Irmandade Muçulmana, grupo considerado como terrorista pelo governo egípcio.

Os chanceleres do bloco afirmaram que a ofensiva turca representa uma "ameaça direta" à segurança nacional árabe e internacional, além de considerar que a operação "transgride normas internacionais". Por isso, eles exigiram que Erdogan retire suas tropas de todos os territórios já controlados na Síria.

"Expressamos nossa firme rejeição a qualquer tentativa turca de impor mudanças demográficas na Síria através da força no marco da chamada região de segurança", afirmou a Liga Árabe no comunicado.

A declaração fazia referência à ampla faixa territorial que a Turquia quer controlar na fronteira com a Síria para reassentar no local os sírios que fugiram do conflito.

A área, de 480 quilômetros de comprimento e 30 de largura, é controlada pelos curdos, considerados como terroristas pela Turquia pelos vínculos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda que há anos atua no território turco. EFE

Notícias