Topo
Notícias

Maduro confirma que deputados chavistas voltam ao parlamento amanhã

23/09/2019 20h08

Caracas, 23 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou nesta segunda-feira que os deputados do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), liderado por ele, irão voltar à Assembleia Nacional do país amanhã.

Os parlamentares governistas deixaram o órgão há três anos, quando o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) declarou que a Assembleia Nacional estava em "desacato". O órgão hoje é presidido por Juan Guaidó, principal liderança da oposição.

"Amanhã o Bloco Parlamentar da Mudança, com deputados e deputadas dos partidos da aliança revolucionária bolivariana, se reincorporaram à Assembleia Nacional em desacato", disse Maduro durante um evento exibido em rede nacional de TV e rádio.

A volta dos deputados chavistas ao parlamento, dominado pela oposição, faz parte do acordo firmado pelo governo com um grupo minoritário de partidos da oposição.

No discurso, Maduro disse que os governistas vão tentar promover o diálogo na Assembleia Nacional e tentar construir entendimento para tirar o órgão do desacato constitucional decretado pelo TSJ.

A oposição conquistou a maioria da Assembleia Nacional em dezembro de 2015, mas em janeiro do ano seguinte o TSJ a declarou em desacato. Desde então, os demais poderes do país não reconhecem as decisões e as iniciativas do parlamento. EFE

Notícias