Topo
Notícias

Governador de La Paz atribui fim de incêndio a xamãs

23/09/2019 19h55

La Paz, 23 Set 2019 (AFP) - Um incêndio florestal na região boliviana de Madidi (noroeste) foi apagado nesta segunda-feira após as chuvas do fim de semana, que segundo o governador de La Paz foram produzidas por rituais de xamãs aimarás.

"Alguns 'yatiris' (xamãs) começaram a invocar a chuva e trouxeram água (...) e a chuva começou a cair e sufocou completamente" o fogo, disse o governador Felix Patzi, candidato à presidência nas eleições de outubro.

O vice-ministro da Defesa Civil, Oscar Cabrera, informou no sábado passado que 90% do incêndio estava sob controle, graças ao trabalho de 30 soldados do regimento Murillo e a uma chuva oportuna.

Embora estivéssemos prestes a terminar o trabalho, as chuvas permitiram a liquidação" do fogo, que afetou cerca de 300 hectares de floresta, disse Cabrera.

Os incêndios continuam fora de controle em Chiquitanía e no Pantanal boliviano, onde operam uma aeronave SuperTanker Boeing 747 e um russo Ilyushin, helicópteros-tanque, centenas de bombeiros (incluindo argentinos, suíços e franceses), brigadas voluntárias, soldados e a polícia local.

Os incêndios no país devastaram desde agosto cerca de 4,1 milhões de hectares de florestas e pastagens, segundo estimativas da ONG privada Friends of Nature Foundation (FAN) feita a partir de imagens de satélite da NASA e da agência europeia ESA.

rb/jac/piz/cc

Notícias