Topo
Notícias

Alemanha, França, Itália e Malta formulam iniciativa conjunta

23/09/2019 14h44

Roma, 23 set (EFE).- Os ministros do Interior da Alemanha, França, Itália e Malta firmaram um pacto nesta segunda-feira para para apresentar uma proposta conjunta que visa solucionar a crise migratória na região do Mediterrâneo Central.

"Chegamos a um acordo para um documento comum, que será debatido na reunião dos ministros de Assuntos Internos, em Luxemburgo, no dia 8 de outubro", afirmou o representante de Malta no encontro realizado em Valletta, Michael Farrugia.

O pacto firmado é uma primeira minuta, que será apresentada ao restante dos países da União Europeia, para tentar conseguir mais adesões a iniciativa de uma resposta conjunta ao fluxo migratório no Mediterrâneo Central.

O documento não será tornado público até que seja entregue e lido pelos demais integrantes da UE, segundo informações apuradas pela Agência Efe junto ao governo de Malta.

O principal objetivo do acordo é dar solução para os migrantes que estão sendo resgatados em navios, inclusive os das ONGs, assim como os das guardas costeiras da Itália e de Malta.

A nova ministra do Interior da Itália, Luciana Lamorgese, substituta do ultradireitista Matteo Salvini, deu alguns detalhes do documento, em entrevista à emissora italiana "Sky", como a redistribuição dos migrantes com um sistema de cotas entre os países da UE que aderirem à iniciativa.

"Valeria para todos os solicitantes de asilo, e não só os que conseguirem obter a consideração de refugiados", explicou.

Em entrevista coletiva, Lamorgese lembrou que qualquer pessoa que chega à Malta e Itália, estão desembarcando na Europa, por isso, seria uma responsabilidade que deveria ser compartilhada por todos os países do Velho Continente.

"É o primeiro passo concreto para um verdadeiro enfoque europeu de ação comum", garantiu. EFE

Notícias