Topo
Notícias

Prefeito de NY desiste da corrida presidencial de 2020 nos EUA

13.mai.2019 - Prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anuncia pré-candidatura à presidência em 2020 - Yana Paskova/Getty Images/AFP
13.mai.2019 - Prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anuncia pré-candidatura à presidência em 2020 Imagem: Yana Paskova/Getty Images/AFP

Trevor Hunnicutt e Jan Wolfe

20/09/2019 15h22

O prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, desistiu da corrida presidencial norte-americana de 2020 nesta sexta-feira, encerrando uma campanha durante a qual foi ofuscado por pré-candidatos progressistas mais conhecidos do partido.

De Blasio, de 58 anos, lançou sua candidatura em maio com o slogan central "Os Trabalhadores Primeiro", e se viu em um páreo de muitos democratas que querem enfrentar o presidente Donald Trump, um republicano, na próxima eleição.

De Blasio anunciou sua desistência, que deixa 19 correligionários ainda na disputa pela indicação do partido, no programa Morning Joe, da rede MSNBC.

O prefeito, que a lei impede de disputar um terceiro mandato de quatro anos em Nova York em 2021, teve dificuldade para ganhar projeção nacional e se destacar em uma lista que inclui o ex-vice-presidente Joe Biden e uma longa lista de políticos experientes.

De Blasio apareceu com pouco apoio nas pesquisas e foi ofuscado pelos senadores progressistas Bernie Sanders e Elizabeth Warren.

Trump saudou a notícia do fim da candidatura presidencial de De Blasio com sarcasmo.

"Oh não, realmente uma grande notícia política, talvez a maior história em anos! O prefeito de meio-período de Nova York, @BilldeBlasio, que estava registrando um grande ZERO nas pesquisas, mas tinha uma margem de crescimento tremenda, chocou ao desistir da corrida presidencial", tuitou Trump na manhã desta sexta-feira.

"A cidade de Nova York está devastada, ele está voltando para casa!", acrescentou

De Blasio disse à MSNBC que uma "razão central" para sua decisão são as regras partidárias para a participação em debates televisionados — ele não se qualificou para um debate de 12 de setembro que contou com os 10 nomes mais destacados na busca pela indicação do partido.

Notícias