Topo
Notícias

Ataque deixa 12 mortos em uma cidade santa xiita no Iraque

20/09/2019 18h23

Karbala, Iraque, 20 Set 2019 (AFP) - Doze civis morreram nesta sexta-feira após a explosão de uma bomba em um ônibus em um posto de controle na entrada do município iraquiano de Kerbala, cidade santa dos xiitas, informou a direção de serviços de saúde.

"Doze civis morreram e outros cinco ficaram feridos com a explosão de uma bomba na noite dessa sexta-feira em um ônibus em Kerbala", no centro do Iraque, anunciou a direção dos serviços sanitários da cidade santa.

Mulheres e crianças se encontravam entre as vítimas, segundo essa mesma fonte. As forças de segurança foram mobilizadas no local do atentado, cuja autoria até o momento não foi reivindicada.

Um primeiro balanço de uma fonte policial informou sobre sete mortos.

Os ataques foram pouco habituais nos últimos anos em Kerbala, mas células clandestinas do Estado Islâmico (EI), oficialmente derrotado no Iraque no final de 2017, continuam cometendo atentados no conjunto do território iraquiano, especialmente contra a comunidade xiita.

Em 10 de setembro centenas de milhares de xiitas procedentes do mundo inteiro, sobretudo do Irã, fizeram a Kerbala a peregrinação de Ashura, que celebra o martírio do imã Hussein, figura fundadora da corrente xiita do islã.

bur-sbh/hj/on/eb/cc

Notícias