Topo
Notícias

Achou o HB20 estranho? Novo Creta e próximos Hyundai terão visual polêmico

Desenho da nova geração do HB20 está longe de ser unanimidade; linhas tiveram o Sonata como fonte de inspiração - Divulgação
Desenho da nova geração do HB20 está longe de ser unanimidade; linhas tiveram o Sonata como fonte de inspiração
Imagem: Divulgação
do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/09/2019 04h00

O visual do novo Hyundai HB20, lançado esta semana, rendeu críticas na seção de comentários de UOL Carros e também nas redes sociais. O capô bojudo, a grade dianteira baixa, que lembra um sorriso, e as lanternas traseiras em forma de bumerangue não agradaram muita gente.

"Ficou uma mistura de dianteira de Ford Ka com traseira de Volkswagen Golf", disse um leitor. "Estragaram o carro", opinou outro. "Não é que conseguiram deixar feio o carro que até era bonitinho?" foi outra opinião.

Gostando ou não, a segunda geração do hatch, bem como suas variantes sedã e aventureira, traz uma filosofia de design já adotada em lançamentos recentes da marca no exterior, muitos dos quais vão chegar ao Brasil. Também estará em modelos futuros. O estilo, batizado pela Hyundai como "esportividade sensual", será utilizado inclusive na próxima geração do Creta, outro modelo de sucesso da fabricante no País.

Confira os principais carros da Hyundai que terão desenho polêmico.

Creta

Novo Hyundai Creta ix25 Salão de Xangai 2019 - Divulgação - Divulgação
Novo Creta exibe capô bojudo, conjunto ótico tripartido e grade gigante visual será adotado também no Brasil
Imagem: Divulgação

A nova geração do Creta surgiu em maio no Salão de Xangai, na China, dividindo opiniões com seus faróis divididos, que viraram uma espécie de "assinatura" dos utilitários esportivos da marca. As lanternas traseiras seguem a mesma linha.

Hyundai Creta 2020 ix25 Salão de Xangai - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Traseira do novo Creta traz lanternas muito diferentes daquelas que equipam o modelo atual
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Em junho passado, durante a apresentação preliminar do novo HB20 na Coreia do Sul, UOL Carros confirmou que o desenho do SUV compacto será adotado também no Brasil, dentro de até dois anos. Além da estética polêmica, o novo Creta vai ganhar motor turbo com injeção direta, da mesma forma que o HB20, além de mais conectividade e assistentes de condução semiautônoma. O New Tucson também terá uma reestilização parecida.

Santa Fe

Hyundai Santa Fe 2020 - Divulgação - Divulgação
Novo Santa Fe estreia entre o fim deste ano e o início de 2020 exibindo luzes dianteiras organizadas em 3 seções
Imagem: Divulgação

A próxima geração do utilitário esportivo médio-grande da Hyundai estreia no Brasil entre o fim deste ano e o início do próximo, importada pela Caoa e com aparência parecida com a do novo Creta: conjunto ótico dianteiro com luzes diurnas e piscas em uma peça estreita, posicionada acima de um nicho que reúne os faróis principais. O novo Hyundai Santa Fe virá na linha 2020 com motor V6 de 280 cv, gerenciado pela transmissão automática de oito velocidades.

Sonata

Hyundai Sonata 2020 - Divulgação - Divulgação
Novo Sonata traz um dos visuais mais polêmicos, com luzes diurnas que acompanham vincos do capô
Imagem: Divulgação

O novo Hyundai Sonata, de acordo com a própria Hyundai, foi a principal fonte de inspiração para os designers do HB20. A nova geração do sedã com perfil de cupê apareceu pela primeira vez no Salão de Nova York deste ano, mostrando o capô curvado e um dos detalhes mais discutidos: as luzes diurnas que avançam sobre os para-lamas dianteiros, acompanhando o vinco do capô. Atrás, conta com lanternas em forma de bumerangue que lembram as do Honda Civic, porém mais finas e unidas na parte inferior por um filete de LEDs que cruza a tampa do porta-malas.

Hyundai Sonata - Divulgação - Divulgação
Sonata exibe lanternas com estilo "bumerangue" interligadas por filete de LEDs na tampa do porta-malas
Imagem: Divulgação

Quanto às dimensões, cresceu 4,5 centímetros no comprimento, 2,5 centímetros na largura e 3,5 centímetros na distância entre-eixos. Fora de linha no Brasil desde 2014, o Sonata não tem retorno confirmado para o mercado brasileiro.

Venue

hyundai venue 2020 - Divulgação - Divulgação
Novo SUV compacto Venue é cotado para o Brasil e traz conjunto ótico bipartido; gostou?
Imagem: Divulgação

Menor que o Creta, o novo SUV compacto da Hyundai foi apresentado recentemente no exterior e, de acordo com a Hyundai, sua vinda ao Brasil está sob avaliação - no entanto, viria importado pela Caoa, já que no momento sua produção nacional está descartada. Potencial concorrente do Volkswagen T-Cross, o Hyundai Venue traz dianteira muito parecida com a do novo Creta apresentado na China. Mede 4 metros de comprimento e tem distância entre-eixos de 2,5 metros.

Palisade

Hyundai Palisade 2020 - Divulgação - Divulgação
SUV grande Palisade já foi fotografado em testes no Brasil, onde poderá ser comercializado no futuro
Imagem: Divulgação

O SUV de porte grande projetado para o mercado norte-americano traz dianteira parecida com a do novo Santa Fe e outros utilitários esportivos da Hyundai - só que exibe grade ainda mais avantajada, com uma grossa moldura prateada. Não existe nada oficial a respeito de um eventual lançamento no Brasil, porém unidades de teste já foram vistas rodando camufladas no País. O Hyundai Palisade estreou recentemente nos Estados Unidos, equipado com três fileiras de assentos e motor 3.8 V6 de 295 cv.

Azera

Hyundai New Azera - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Novo Azera deve chegar ao Brasil ainda este ano com capô "bojudo" e faróis de LED; é o menos polêmico
Imagem: Murilo Góes/UOL

Dos modelos recentes da Hyundai, a nova geração do sedã grande é a que tem aparência menos controversa. Tem lançamento no Brasil confirmado e possivelmente estreia ainda em 2019 no País. Traz o capô curvado típico dos novos carros da montadora e faróis de LEDs com desenho mais convencional - no caso do sedã, a ousadia ficou reservada para o Sonata. O novo Hyundai Azera mede 4,93 metros de comprimento, 2,85 metros de entre-eixos e tem porta-malas de 445 litros. O novo Azera já deu as caras aqui, inclusive: foi uma das atrações do estande da Hyundai no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado.

Onix x HB20: qual é o melhor lançamento entre os hatches?

Enquete encerrada

Total de 1912934 votos
58,00%
Divulgação
42,00%
Divulgação

Notícias