Topo
Notícias

É montagem: faculdade não ironizou ministros do STF em outdoor

O outdoor falso e a propaganda no Paraná - Arte/UOL
O outdoor falso e a propaganda no Paraná Imagem: Arte/UOL
do UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Corrente mostra suposto outdoor ironizando ministro do STF
  • Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes estampam anúncio
  • Outdoor é montagem: faculdade também não existe
  • Foto mostra avenida no PR, e não em Sorocaba (SP)

Uma corrente que circula pelas redes sociais desde o fim de agosto mostra uma polêmica propaganda de uma faculdade paulista, que teria ironizado o conhecimento dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para se promover.

A publicação leva uma foto de um outdoor supostamente colocado no centro de Sorocaba, no interior paulista. "Não pague mico! Não seja como um ministro do STF, saiba o que está fazendo! Estude direito na Unipep", diz o suposto anúncio.

A propaganda levaria ainda fotos de Dias Toffoli, presidente do Tribunal, e seus colegas Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. Até o meio de setembro, a publicação já tinha mais de mil compartilhamentos.

FALSO: imagem é montagem e faculdade não existe

A corrente é uma junção de conteúdos falsos: o outdoor é uma montagem, a foto original não foi tirada em Sorocaba e a faculdade não existe.

A imagem que circula pela corrente foi adulterada digitalmente. A foto, na verdade, mostra o trecho de uma avenida de Contenda (PR), a cerca de 45 km de Curitiba, e a propaganda exibida no outdoor nada tem a ver com educação ou direito: promove uma clínica de estética.

A foto original está publicada na página de anúncios da Marca, empresa que gerencia outdoors na cidade paranaense. Segundo a companhia, o outdoor em questão está localizado na avenida São João, no centro de Contenda.

Unipep não existe

De acordo com a base de dados do Ministério da Educação, também não há nenhuma faculdade chamada Unipep no Brasil.

Existe, no estado de São Paulo, a Unipec (União Paulista de Educação e Cultura), instituição que reúne diferentes cursos de educação superior. Em Sorocaba, cidade citada como local do outdoor, ela é representada pela Anep (Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos).

Além disso, a Unipec negou ter feito propaganda neste sentido. "As notícias envolvendo a publicação de propaganda (outdoor) usando ministros do STF não foram veiculadas por esta instituição", declarou, por meio de nota.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias