Topo
Notícias

Deutsche Bank traça estratégia para tentar liberar mais capital, dizem fontes

19/09/2019 14h05

Por Matt Scuffham

NOVA YORK (Reuters) - Altos executivos do Deutsche Bank discutiram colocar ativos problemáticos adicionais de bilhões de euros em uma unidade criada no início deste ano, se o banco puder vender ativos mantidos no chamado "banco ruim", segundo três fontes.

As discussões nas últimas semanas são preliminares, disseram as fontes. Um porta-voz do Deutsche Bank disse que o banco não tem planos de adicionar ativos adicionais à chamada unidade de liberação de capital, ou banco ruim.

No entanto, é uma das opções levantadas para discussão nos níveis mais altos do banco, já que os executivos enfrentam o problema de ter que recuperar o banco com um orçamento apertado, segundo as três pessoas familiarizadas com as negociações.

O Deutsche Bank precisa de mais capital para poder absorver os prejuízos que provavelmente resultarão da perda de ativos problemáticos, como derivativos de longo prazo, que ainda estão em seus livros, disseram as pessoas.

Mas, depois de levantar 29,3 bilhões de euros em capital nos últimos nove anos, não há espaço para pedir mais aos investidores, acrescentaram as fontes.

Para os investidores, que ainda sofreram uma queda de 75% no preço das ações nos últimos quatro anos e meio, isso significa que o caminho para a recuperação provavelmente será longo.

Alguns analistas reagiram com ceticismo ao plano de reconhecer completamente a extensão dos ativos problemáticos que ainda estão no balanço do banco. Eles estão particularmente preocupados com a exposição a ativos de nível 3, os menos líquidos e mais difíceis de avaliar.

"É uma limpeza parcial", disse David Hendler, analista independente da Viola Risk Advisors, de Nova York. Hendler acrescentou que o Deutsche Bank tem no balanço 18 bilhões de euros em ativos difíceis de avaliar, que ele estima que levará anos para serem descarregados.

"Eles estão tentando pintar um retrato do progresso, mas ainda há muita lama lá", disse ele.

Dos ativos atualmente na unidade, o Deutsche Bank planeja realizar um leilão formal de seu livro de derivativos de ações ainda neste mês, disseram várias fontes familiarizadas com o processo à Reuters.

Se essas vendas forem bem-sucedidas, o banco poderá transferir mais ativos para a unidade de reestruturação, disseram as três fontes.

Notícias