Topo
Notícias

Consumo industrial de gás cai 4,8% em julho com desaceleração econômica, diz Abegás

19/09/2019 13h00

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O consumo industrial de gás natural no Brasil em julho caiu 4,8% ante o mesmo mês do ano passado, para 27,865 milhões de metros cúbicos por dia, com a desaceleração da economia do país, afirmou nesta quinta-feira a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Na comparação com junho, houve um leve avanço de 0,37%, apontou levantamento mensal da associação.

Já o consumo total de gás natural do país caiu 10,91% em julho, na comparação com um ano antes, para 65,4 milhões de metros cúbicos por dia.

A "desaceleração da economia e da indústria começam a refletir no setor", afirmou a Abegás em nota enviada à imprensa.

Em relação a junho, no entanto, houve uma alta de 18,10% no consumo total, puxada principalmente pela demanda termelétrica, segundo maior segmento consumidor de gás do país, atrás do industrial.

"Os números do consumo total de gás natural são impactados pelo despacho termelétrico definido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), reflexo direto de questões hidrológicas", disse em nota o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

"Mas a queda em relação aos números do ano passado também sinaliza uma desaceleração da atividade econômica e industrial."

O consumo termelétrico caiu 17,89% em julho ante o mesmo mês de 2018 e subiu 62,11% na comparação com junho, para 25,453 milhões de metros cúbicos por dia.

(Por Marta Nogueira)

Notícias