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Pão de Açúcar é condenado a pagar indenização por barata em alimento

Barata é encontrada no meio de um pão  - Reprodução
Barata é encontrada no meio de um pão Imagem: Reprodução
do UOL

Eduardo Schiavoni

Colaboração para UOL, em Ribeirão Preto (SP)

18/09/2019 21h19

O Pão de Açúcar foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5 mil a uma cliente que encontrou uma barata em um pão, comprado em uma das lojas dos grupos, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. O caso aconteceu em fevereiro passado e a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) foi publicada no último dia 17. Por nota, a rede diz que está se informando sobre a decisão para seguir com as providências.

À reportagem, a consumidora informou que era cliente habitual do estabelecimento e que, depois do ocorrido, não pretende voltar mais. "Fui comprar pão e algumas coisinhas como de costume. Sentei com minha família para tomar café, já tinha comido um pão, eu estava comendo o segundo, quando eu percebi a barata encrustada no pão, ela foi assada junto com o pão", afirma.

"Na hora, me deu um desespero que tive ânsia de vômito. Eu e minha sogra pegamos o pão, o saco de pão, com a notinha e voltamos no estabelecimento. Pedi para falar com o gerente, contei o ocorrido. Tiraram o pão de mim, o saco de pão e disseram que iam passar para a pessoa responsável e que iriam entrar em contato comigo", diz. No dia seguinte, com dores no estômago, precisou ser atendida em um pronto socorro, onde foi medicada.

Além de registrar um boletim de ocorrência, a mulher também fez uma denúncia à Vigilância Sanitária. "Depois de uns dias, recebo uma cartinha da vigilância contando que compareceram no Pão de Açúcar e autuaram por diversas irregularidades", contou.

A consumidora disse que só foi contactada pela rede de supermercado de outra cidade dizendo saber sobre o ocorrido. Sobre o que motivou a entrar com o processo, a consumidora diz que foi o descaso.

"Pelo simples fato deles não darem a mínima para o cliente, nem se quer se preocupado. Não pelo dinheiro, porque se ganhei a causa foi porque a Justiça determinou, mas me sinto muito insatisfeita com a outra parte, pelo fato de um cliente não significar nada para eles. Não mostraram nem um pouco de preocupação e arrependimento", reclama.

Em nota, a advogada da consumidora, Milene Spagnol Sechinato, explica que "a ação de indenização foi proposta no Juizado Especial de Piracicaba diante do descaso do Grupo Pão de Açúcar com a situação da consumidora e o desrespeito, não somente com ela, mas com todos os demais consumidores e clientes do Pão de Açúcar, já que a Vigilância Sanitária esteve no Pão de Açúcar e multou o supermercado pelas condições impróprias do local onde os alimentos são manuseados".

Por meio de nota emitida pela assessoria de imprensa, a loja informou que todos os produtos da padaria são produzidos diariamente e passam por rígido controle de qualidade interno, assim como os processos realizados atendem a legislação vigente e a política de Segurança Alimentar da companhia.

Ainda de acordo com a nota, na ocasião do relatado, a rede descartou imediatamente todos os produtos da seção e realizou diversas melhorias no local, inclusive atendendo às exigências da Vigilância Sanitária do município. Eles afirmam ter se desculpado com a cliente pelo ocorrido, restituído o valor da compra e a manteve informada das melhorias adotadas para evitar que fatos como esse voltassem a ocorrer.

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