Topo
Notícias

Macron e Conte pedem repartição dos migrantes entre os países europeus

18/09/2019 18h14

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o chefe do governo italiano, Giuseppe Conte, se reuniram nessa quarta-feira (18) em Roma. Após tensões recentes sobre a questão do acolhimento de migrantes na região, os dois líderes disseram concordar com a implementação de um "mecanismo automático" de repartição dos refugiados entre os países da União Europeia (UE), sob pena de "sanções financeiras" em caso de recusa.

Após dois anos de divergências sobre a questão da imigração, com várias trocas de farpas e tensões diplomáticas, os representantes da França e da Itália parecem ter chegado a um consenso sobre o assunto. De acordo com Macron, Roma e Paris pretendem defender diante da UE "uma posição comum para que todos os países participem de uma forma ou de outro" ao acolhimento, senão serão "penalizados financeiramente". A declaração foi feita ao lado de Conte após a reunião entre os dois líderes na capital italiana.

Ambos também se mostraram favoráveis a uma gestão "mais eficaz" do retorno para seus países de origem de migrantes que não tenham direito ao sistema de asilo. "A Itália não deixará traficantes tomarem o controle das entradas em seu território", disse Conte.

UE não foi solidária com Roma, afirma Macron

Macron se mostrou solidário com a situação da Itália, um dos países que mais recebe refugiados. Segundo o presidente francês, Roma foi vítima de uma "injustiça", já que a União Europeia não teria sido suficientemente solidária com os italianos. "A resposta ao tema migratório está em uma cooperação europeia eficaz", martelou o representante de Paris.

O encontro entre os dois líderes acontece dois dias após Macron ter feito um discurso no qual assinalou um possível endurecimento da política migratória francesa. O chefe de Estado denunciou o papel das redes de tráfico de pessoas e criticou abertamente alguns migrantes que, segundo ele, abusam das leis de asilo da França. "Ao dizer que somos humanistas, às vezes somos muito lenientes", declarou Macron.

O tema da imigração deve ser discutido na segunda-feira (23) pelos ministros do Interior da UE durante uma reunião em Malta.

Notícias